Notícias

08 de Junho de 2021

Metrópoles - Maio foi o 3º pior mês em número de mortes desde o início da pandemia

Mês registrou 49.282 mortes. Só março e abril tiveram número maior de vidas perdidas para a Covid-19
 
Maio foi o terceiro pior mês em número de mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia no Brasil.

Quando compara-se a média mensal de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no país (28.787), o mês de maio registrou aumento de 70% no número de vítimas, atingindo a marca de 49.282 mortes.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7/6) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), com base no Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil.

“Os números de maio só são melhores quando comparados com os de março e abril desde ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no Brasil, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs de hospitais em todo o território nacional”, destaca a associação, em nota.

Na comparação com março, houve uma queda de 34,1% no número de óbitos em maio, enquanto na comparação com abril a retração foi de 31,2%. Em números absolutos, maio registrou 49.288 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 74.773, e abril 71.665.

Na comparação com maio de 2020, foi registrado um aumento de 71,9% dos óbitos no Brasil. Em números absolutos foram vítimas em no mês passado frente a 28.667 em maio do ano passado.

Por estado

Na mesma comparação, 18 estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Estados onde a pandemia demorou mais a chegar são aqueles que apresentam o maior crescimento, como nos casos do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais.

Os estados da região Sul — Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul — também viram os números dispararem. São Paulo, estado mais populoso do país, e o Distrito Federal também tiveram aumento.

A maior parte das unidades federativas que registraram diminuição está na região Norte, onde a primeira onda da covid chegou. Amazonas, Amapá e Pará tiveram as maiores quedas. O Rio de Janeiro e o Ceará também estão na lista.

Assine nossa newsletter