Notícias

29 de Maio de 2012

Ribeirão Preto recebe 1º curso de Grafotécnica e Documentoscopia de 2012

Curso ministrado pelo professor Luiz Gabriel, contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, no sábado (26.05).

Ribeirão Preto - A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu neste sábado (28.05), o primeiro curso de Grafotécnica e Documentoscopia de 2012. Ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos, o evento foi acompanhado por cerca de 100 pessoas que compareceram ao Arco Hotel Premium Ribeirão, objetivando esclarecer dúvidas sobre as diversas formas de se analisar a autenticidade de documentos e assinaturas.

O evento foi aberto pelo Diretor Regional e Oficial do 2º Subdistrito de Ribeirão Preto, Leonardo Munari, e pelo vice-presidente da Arpen-SP e Oficial do Registro Civil de Jaboticabal, Ademar Custódio, que agradeceram a presença do professor, dos participantes e à Arpen-SP pela escolha do local. "Obrigado Ademar e ao Doutor Odélio Antônio de Lima, pai do Leonardo, que sempre me deram muita força e agora estou em mais um curso promovido pela Arpen-SP", agradeceu o professor Luiz Grabriel.

Após a apresentação, o perito iniciou o curso apresentando os detalhes que devem ser analisados no momento de se avaliar se um documento é falso. "O maior problema de identificação das identidades é não ter um sistema de padronização nacional, os cadastros estaduais não se interligam", explicou o professor.

"Nós só damos valor para as coisas quando nos fazem falta e era o que estava acontecendo com o curso do professor Luiz Gabriel. Fazia quase dois anos que esse curso não acontecia na região e é um treinamento muito bom, que só vem aprimorar o nosso trabalho", avaliou o Diretor Regional. O Oficial comentou que no sábado anterior, sua equipe participou de um treinamento na serventia sobre atendimento e mesmo assim cinco funcionários estavam participando do curso de Grafotécnica. "Pode ser um pouco desgastante um treinamento em dois sábados seguidos, mas isso demonstra o interesse dos funcionários e o mérito do professor Luiz Gabriel", complementou.

O perito reforçou os detalhes que precisam ser avaliados na análise de um documento falso, uma vez que as falsificações são muito grosseiras. O palestrante também falou sobre a falsificação de assinaturas. "A palavra falsa não pode passar pelo balcão, mas temos obrigação de eliminar as falsificações grosseiras de forma rápida. Esse é o objetivo do curso", finalizou.

"O curso é excelente, valeu o esforço da Arpen-SP em dar seguimento do curso com o professor Luiz Gabriel, tanto que superou a nossa expectativa com o número de participantes", avaliou o vice-presidente Ademar. "Quero parabenizar o presidente Lázaro pela iniciativa e que a partir de agosto, assumirei a presidência e darei prosseguimento ao trabalho desenvolvido por ele. Conto com a participação dos diretores e colegas cartorários para o desenvolvimento de nossa Associação", complementou.

Os participantes do curso também aprovaram o treinamento. "Achei muito interessante saber detalhes que fazem toda a diferença na hora de analisar um documento", disse Andreza Lopes do Carmo, auxiliar de cartório. "O curso é uma iniciativa interessante para a renovação dos funcionários. Trouxe minha equipe, inclusive dois funcionários novos. Já participei do curso que ocorreu aqui em Ribeirão mesmo e o de hoje achei mais completo e com mais informações", comentou a Oficiala de Registro Civil de Ituverava, Érika Rubião Lucchesi.

"É a primeira vez que participo e achei o curso muito bom", disse João Victor Cordeiro Machado, auxiliar de cartório do 1º Registro Civil de Araraquara. Alguns participantes já tinham realizado o curso há algum tempo e buscavam reciclar o conhecimento. "Dois anos atrás participei do curso em Franca, achei importante vir hoje também para atualizar as informações", falou Maria Cristina Leite Fantini, auxiliar de cartório do 1º Registro Civil de Ribeirão Preto.

"Já participei do curso em Franca e achei muito bom. Sempre tem informações novas que ajudam no dia a dia. Hoje viemos em uma equipe grande da serventia, estamos em quatro funcionários, dois substitutos e três auxiliares novos", comentou Kennedy Leandro Muniz Pinto, Oficial Substituto do 2º Registro Civil de Ribeirão Preto. "Também é a segunda vez que participo e gosto muito do professor, ele é rico em conhecimento", avaliou a Oficiala Substituta Leandra Rafaela Fernandes.

"O curso vem colaborar muito com o trabalho diário e deveria acontecer com mais frequência. Já tinha feito esse curso, mas hoje é a primeira vez com o professor Gabriel. Ele envolve todos os participantes com o conteúdo e com a prática, além do material que recebemos que é excelente", disse Vanessa Capelossi, escrevente do 3º Registro Civil de Ribeirão Preto.

Assine nossa newsletter