Notícias

06 de Junho de 2005

Curso de Autenticação e Reconhecimento de Firma estabelece recorde de público em Ribeirão Preto

Organizado em conjunto pelas regionais de Ribeirão, Barretos e Franca, evento levou mais de 250 pessoas ao Oásis Tower Hotel no terceiro curso ministrado sobre o tema.

A união de três diretorias regionais na organização de um curso deu certo e mais de 250 pessoas, entre eles Oficiais, escreventes e auxiliares das regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, se reuniram neste sábado (04.06) no auditório do Oásis Tower Hotel, na cidade de Ribeirão Preto para acompanhar o terceiro de uma série de quatro cursos de "Autenticação e Reconhecimento de Firma", em palestras proferidas por Antônio Cé Neto, escrevente autorizado do 14° Tabelionato de Notas da Capital, que a Arpen-SP está realizando no interior do Estado de São Paulo. O evento deste final de semana foi o maior já realizado pela Associação no que se refere a cursos de aperfeiçoamento.

Organizado pelos diretores regionais de Ribeirão Preto, Ademar Custódio, Barretos, José Geraldo Spínola Guimarães, e Franca, Wilian Furlani, e pelo Oficial Substituto do 3° Subdistrito de Ribeirão Preto, Fernando Marchesan Rodini Luiz, o evento contou com a presença do presidente da Arpen-SP, José Emygdio de Carvalho Filho, que elogiou o nível da palestra. "Posso afirmar que quem compareceu a este evento pode esclarecer um grande número de dúvidas a respeito do tema autenticações e reconhecimentos de firmas que, no dia a dia do cartório é responsável por inúmeras consultas aos Oficiais", afirmou. "Fiquei impressionado com a grande procura que tivemos pelo curso e acredito que o resultado foi mais do que satisfatório para todos", resumiu Ademar Custódio.

Além do presidente da Arpen-SP, prestigiaram o evento o diretor regional de Marília, Antônio Francisco Parra, a Oficiala do município de Mauá, Gilce Galindo de Lima, o Oficial do 3° Subdistrito de Ribeirão Preto, Antônio Ernesto Rodini Luiz, além de vários outros oficiais das cidades das regionais envolvidas. Ao final da palestra, o presidente da Arpen-SP, José Emygdio de Carvalho Filho, homenageou o Oficial do 3° Subdistrito de Ribeirão Preto, Antônio Ernesto Rodini Luiz, e o ex-oficial de Registro Civil e hoje tabelião do município de Batatais, Edno João Marion. "Este é o segredo da Arpen-SP, unir a experiência de quem já fez muito, como é o caso de Antônio Ernesto Rodini Luiz, com colegas novos, como o Edno João Marion que, mesmo tendo que trabalhar em seu cartório se dedicou aos estudos e por méritos próprios obteve aprovação no concurso para tabelionatos", ressaltou.

A Arpen-SP realizará no próximo dia 25 de junho, o último curso já programado sobre o tema "Autenticação e Reconhecimento de Firmas", que será realizado na cidade de Marília, em conjunto com a regional de Bauru, cuja organização se encontra a cargo do diretor Antônio Francisco Parra. As inscrições já estão abertas e restam poucas vagas.

O curso - Bacharel em Direito e escrevente autorizado do 14° Tabelionato de Notas da Capital e também coordenador de atendimento ao cliente e representante da direção do tabelionato no processo de qualidade - ISO - 9001-2000, Antônio Ce Neto iniciou sua apresentação ressaltando a importância do funcionário "vestir a camisa" do cartório em que trabalha. "Temos que valorizar nosso serviço", foi uma das frases mais repetidas pelo palestrante.

Cé iniciou a parte teórica de sua apresentação falando sobre as normas de serviço, a importância da atualização diária das equipes que trabalham em cartórios e sobre a padronização na interpretação das normas e na prática diária dos atos. O tema Autenticação foi detalhado ao extremo, com definições a respeito dos tipos de documentos que podem ser autenticados, os tipos de autenticação, passando pelo próprio procedimento de como se autenticar e dos cuidados que devem ser tomados na prática do ato.

Falando sobre o tema abertura de Firmas, o palestrante foi enfático a respeito dos cuidados nas abertura de firmas, os documentos hábeis - Carteiras funcionais, carteiras de Conselhos Profissionais, Carteiras de identidade do Mercosu, Carteira de Estrangeiros, CNH, Passaportes e RG - e a grande importância do cartão de assinaturas. Durante toda a exposição o palestrante permitiu que os presentes o questionassem a qualquer momento. " muito importante que a pessoa que venha freqüentar o curso esteja pronta para perguntar, para participar mesmo, por que na verdade isso é o que mais fazemos durante a palestra, trocar experiências, debater idéias e esclarecer dúvidas", ressaltou o palestrante.

A definição do Reconhecimento de Firma, seus tipos, o termo de comparecimento e a observância das normas no exame dos documentos apresentados, bem como a conferência das assinaturas em seus aspectos práticos foram os temas abordados logo após o breve intervalo realizado durante o curso.

Já em sua última parte, o palestrante acabou por abordar o tema do selo de autenticidade, sua importância na eficiência do ato e até a maneira como devem ser colocados nos documentos. Finalizando o curso, Antônio Cé não deixou de abordar o tema ainda polêmico e que vem sendo discutido por comissões já constituídas por notários e registradores: a autenticação digital. O palestrante abordou tópicos como a competência para a prática do ato, os conceitos de chave pública e privada e como poderá ser feita a autenticação e o reconhecimento de firma no mundo digital.

Assine nossa newsletter