Notícias

10 de Junho de 2015

Arpen-SP prestigia Sessão de Escolha do 9º Concurso: todas as serventias vagas foram preenchidas

Pela primeira vez na história dos concursos públicos do Estado de São Paulo todas as unidades vagas previstas no edital do certame foram preenchidas. Este foi o saldo ao final da sessão pública de escolha dos cartórios do 9º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo, realizada nesta terça-feira (09.06) na cidade de São Paulo.

Em razão do novo formato de concurso adotado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), as 222 unidades disponíveis estavam divididas em sete grupos e em critérios de remoção e provimento. Com a possibilidade de escolha de serventias remanescentes no grupo, reescolha e desistência de escolha anterior, todas as serventias foram escolhidas pelos candidatos. Para o presidente da comissão do concurso, desembargador Marcelo Martins Berthe, “o objetivo foi alcançado, pois os participantes puderam escolher a que unidade que julgavam ser a melhor para si”.

A abertura do evento foi realizada pelo Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel, que elogiou o trabalho registral e notarial de São Paulo, que em sua opinião é “extremamente qualificado”. “Aos que estão ingressando e aos que estão se removendo, desejo uma escolha feliz e que sejam felizes no exercício de suas novas funções”, concluiu o Corregedor.

Além dos desembargadores também participaram da mesa de abertura o coordenador do Gade MMDC, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, os juízes assessores da presidência Ricardo Felício Scaff e Paulo Antonio Canali Campanella, representando o presidente do TJ-SP, desembargador José Renato Nalini, e os juízes assessores da Corregedoria, Gustavo Henrique Bretas Marzagão, Ana Luiza Villa Nova e Swarai Cervone de Oliveira, que coordenou as escolhas.

Pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) estiveram presentes o presidente, Lázaro da Silva, e o vice-presidente Ademar Custódio. O vice presidente quis “parabenizar todos que escolheram serventias, que estudaram muito, pois ontem foi um dia muito especial na vida de todos, com muita emoção”. “Quero parabenizar também o presidente da comissão de concurso, desembargador Marcelo Martins Berthe, e toda a equipe da CGJ-SP presente, pela lisura da escolha e pela condução dos trabalhos”, completou.

“A Arpen-SP e também o Sindicato dos Notários e Registradores de São Paulo (Sinoreg-SP) estão à disposição dos colegas, sejam bem-vindos”, destacou Ademar.

No Grupo 1, critério Provimento, a primeira a escolher foi Karine Maria Famer Rocha Boselli, que optou pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 18º Subdistrito da Capital – Ipiranga. Karine, que já é registradora civil, destacou que seu objetivo é “continuar com um padrão de qualidade no atendimento à população, acompanhando as evoluções tecnológicas, e trabalhar institucionalmente para cada vez mais valorizar a nossa atividade”. Sobre a escolha, explicou que “a circunscrição é muito boa e pretendo tornar o Ipiranga cada vez mais um cartório de referência”.

Logo em seguida foi a vez de Érica Barbosa e Silva fazer sua escolha: o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 47º Subdistrito da Capital – Vila Guilherme. Emocionada, a já registradora civil disse que “o que mais queria era um Registro Civil na Capital, pois é onde está minha família”, disse. “Amo o Registro Civil, tanto que não prestei para outras especialidades, e não me assusta estar na Capital, porque estou realizando meu sonho”, destacou.

Érica explicou que fará uma “reformulação no cartório, baseada num bom atendimento e, se Deus quiser, transformar a serventia num cartório modelo, como fiz em todos pelos quais passei”, destacou. 

Silvio Augusto de Pellegrini de Oliveira, também atual registrador, escolheu o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 3º Subdistrito de São José do Rio Preto. Silvio destacou que “o pessoal do cartório já é bem preparado então pretendo dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo feito”.

Virgílio Barroso Filho pôde escolher em seguida e optou pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do 6º Subdistrito da Capital – Brás. Virgílio, que era substituto de Registro de Imóveis em Brasília, conta que sai “dos extremos da análise de papéis para o Registro Civil, que é o extremo do atender pessoas”.

Sobre a escolha, diz que “o cartório vai exigir muito trabalho para ser colocado em ordem, mas a Capital de São Paulo é um lugar em que qualquer coisa que for plantada, do ponto de vista econômico, cresce”. Virgílio destacou a atuação da Arpen-SP, “uma entidade com referências muito boas, atuante e que colabora com o registrador, por isso conto com o apoio de vocês nessa nova empreitada”.

Os candidatos que realizaram a escolha das serventias deverão comparecer no dia 16 de junho de 2015 no DICOGE 1.1 (Praça Pedro Lessa, nº 61, 4º andar, São Paulo – SP) para a Investidura.

Clique aqui e veja a lista dos novos titulares e suas unidades.

Assine nossa newsletter