Notícias

12 de Setembro de 2005

Curso de "Qualidade no Atendimento ao Cliente" revoluciona região de Ribeirão Preto

Mais de 300 pessoas participaram do curso ministrado pela Arpen-SP na regional de Ribeirão Preto. Dia 1° de outubro é a vez de São José do Rio Preto. Não deixe de participar e faça já a sua inscrição.



Contando com a presença de mais de 300 pessoas, um novo recorde em cursos realizados pela Arpen-SP, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo realizou no último sábado (10.09), no auditório do hotel JP, na cidade de Ribeirão Preto, o primeiro dos seis cursos de "Qualidade no Atendimento ao Cliente", previstos para este segundo semestre, e que pretendem revolucionar o atendimento ao cliente no Estado.

Organizado pelo diretor regional de Ribeirão Preto , Ademar Custódio, com apoio do ex-presidente da Arpen-SP, Oscar Paes de Almeida Filho, o curso de Ribeirão Preto contou com a presença de mais de 166 Oficiais de Registro Civil, entre eles, o presidente da Associação, Odélio Antônio de Lima, os vice-presidentes, Nélson Hidalgo Molero e José Emygdio de Carvalho Filho, o ex-presidente Saulo de Oliveira Salvador, além dos diretores regionais, Antônio Francisco Parra (Marília) , José Geraldo Spínola Guimarães (Barretos) , Sinval de Oliveira Salvador (Araraquara) e Wilian Furlani (Franca) e de Elisângela Freire, que esteve representando o diretor de São José do Rio Preto, Jacyloé Emanuel Gonçalves Freire.

"Foi excelente e superou em muito as expectativas que tínhamos em relação a este curso de Atendimento ao cliente. Foram abordados temas que interessam diretamente ao Oficial ou Tabelião em sua prática diária, além de dar subsídios para melhorarmos em muito o relacionamento com nosso cliente, transformando-o em um potencial consumidor de serviços", analisou o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima.

Para o ex-presidente da Arpen-SP, Oscar Paes de Almeida Filho, o curso terá efeitos práticos já nesta semana. "Na quarta-feira vou me reunir com os funcionários do 1° e do 2° cartórios de Ribeirão e vamos realizar uma "tempestade de idéias". Todos deverão propor alguma sugestão para melhorarmos nosso serviço", disse o Oficial que levou nada menos que 28 funcionários ao curso de Atendimento ao Cliente e preencheu uma apostila inteira com anotações. "Anotei todas as idéias que foram lançadas, bem como as sugestões e conceitos transmitidos pelo palestrante", completou.

Responsável por ministrar o curso, o professor Gilberto Cavvichioli avaliou como positiva a primeira experiência com os cartórios. "Tinha uma visão totalmente diferenciada do que os cartórios faziam e hoje passei a gostar do que vocês fazem", disse. "Achei que a receptividade foi excelente, com todos participando ativamente das discussões. Tanto funcionários, como Oficiais puderam debater suas idéias a respeito do atendimento ao público", completou o palestrante que durante dois meses visitou cartórios e fez pesquisa com consumidores para poder elaborar a apostila e o curso.

Para o ex-presidente da Arpen-SP, Saulo de Oliveira Salvador, a iniciativa foi excelente e muitas das idéias apresentadas no curso serão transmitidas aos funcionários. "Aqui tivemos uma aula sobre relacionamento com o cliente. O tema foi muito além do que simplesmente atender bem, mas tocou em idéias como cativar um cliente para o resto da vida, em uma linguagem voltada para os cartórios", argumentou.

Responsável pelo 1° Subdistrito do município de Franca, o Oficial Manoel dos Santos Martins Filho, levou seus 12 funcionários para o curso de Ribeirão Preto e destacou o direcionamento da palestra. "Já tinha levado meus funcionários para realizar cursos de atendimento ao cliente, mas nenhum deles era voltado para cartório. O que vimos aqui hoje foi uma pessoa que entende o que fazemos e produziu um material marcante, que diz respeito ao nosso trabalho diário. Foi excelente", atestou. Presente ao evento, o diretor regional de Marília, Antônio Francisco Parra, empolgou-se com o tema. "Achei o curso excelente, empolgante mesmo. Quero ver se para o curso de Bauru coloco um microônibus para levar meus funcionários e os cartórios da minha região para assistir esta palestra", disse. "O curso é voltado tanto para Oficiais, como para funcionários e usuários. Achei excelente, principalmente por terem sido transmitidos conhecimentos em cima da atividade que realizamos diariamente no cartório", completou a sub-diretora de São José do Rio Preto, Elisângela Freire, cuja região organizará o próximo curso de Atendimento ao Cliente no próximo dia 1° de outubro.

O Curso

Preparado especialmente para cartórios, através de visitas realizadas a cartórios de Registro Civil e pesquisa com usuários nos dois últimos meses, o curso de "Qualidade no Atendimento ao Cliente", ministrado pelo professor Gilberto Cavvichioli empolgou aos mais de 300 participantes do evento em Ribeirão Preto, entre eles mais de 166 Oficiais de Registro Civil ou Tabeliães.

Após uma breve abertura realizada pelo diretor regional de Ribeirão Preto, Ademar Custódio, e de uma exposição do presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima, o palestrante iniciou sua exposição falando sobre as diretrizes do curso, fornecendo informações sobre a apostila e sobre a programação do evento.

Concentrando-se no tema Atendimento ao Cliente, Gilberto Cavvichiloi falou sobre o perfil do cliente moderno, sobre o que é atendimento e sobre ferramentas de marketing para relacionar-se com o usuário, dando subsídios para uma aproximação entre cartórios e seus usuários, enfocando perguntas como "Como deve ser um atendimento excelente?" e "O que quer nosso usuário?".

Falando sobre a evolução no atendimento ao usuário, o palestrante transmitiu técnicas para o atendimento pessoal e por telefone, abordou temas como concorrência e pioneirismo na relação com os clientes e falou sobre os diversos mecanismos de cativar os freqüentadores dos cartórios, desde as evidências físicas no local de atendimento até as inovações tecnológicas que atraem mais usuários. "Só há duas formas de um concorrente ocupar um espaço que é seu. Ou ele oferece algo que você não possuí, e torna-se pioneiro neste serviço, ou ele oferece algo que você faz, mas de maneira mais eficiente que você", alertou.

O público interno também foi alvo constante da palestra, o que por diversas vezes causou manifestações de todos os tipos na platéia. "Fizemos diversas provocações para a platéia que reagiu brilhantemente, trocando idéias e propondo sugestões, disse Cavvichioli. Em sua palestra, o professor falou de aspectos que vão desde a seleção de pessoal para trabalhar em cartórios, com a definição do que é um perfil desejado de funcionário, passando por reuniões para implementação de idéias e pelo desenvolvimento de super astros de atendimento. "O essencial no atendimento ao cliente neste ramo de atividade é o trabalho em equipe. Procurar fazer o seu melhor é essencial para que o trabalho do próximo seja mais eficiente. Hoje ninguém consegue realizar um atendimento de qualidade sozinho", ressaltou o palestrante.

Por fim, o palestrante ainda ofereceu aos usuários um vídeo chamado "Picles", no qual o poderoso empresário norte-americano Bob Farrel fala sobre os principais mandamentos no atendimento e no relacionamento com o usuário. Fechando a palestra, Gilberto Cavvichioli falou sobre os benefícios de um bom atendimento e destacou a importância de ouvir o cliente. "Hoje, empresas de todo o mundo gastam fortunas para ouvir seu usuário. O cartório deve fazer o mesmo, através de questionários de satisfação do cliente, por que lá estão as respostas que você procura e que podem alavancar seu serviço", enfatizou o professor, que ainda abordou temas como estratégias para manter a fidelidade dos clientes e a recuperação de clientes insatisfeitos.

Assine nossa newsletter