Notícias

30 de Junho de 2015

Arpen-SP participa de entrega do Colar do Mérito Judiciário a Manoel Gonçalves Ferreira Filho

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) participou, no final da tarde desta segunda-feira (29.06), da entrega do “Colar do Mérito Judiciário” ao professor doutor Manoel Gonçalves Ferreira Filho, em cerimônia no Salão do Júri do Palácio da Justiça. Representaram a entidade suas diretoras Liana Varzella Mimary e Silvana Mitiko Koti.
 
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador José Renato Nalini, que destacou que o TJ “é módico na entrega de sua mais alta honraria e Manoel Gonçalves Ferreira Filho entra para esta confraria dos aquinhoados”.
 
Nalini ressaltou que o professor “levou inúmeros discípulos ao mergulho no Direito Constitucional”. “Fica a gratidão da Justiça Paulista e Brasileira por tudo quanto fez, faz e ainda fará pelo prevalecimento da ordem jurídica”, finalizou o presidente do TJ-SP.
 
O homenageado da cerimônia também discursou. “Sou homenageado pelo Tribunal de Justiça do meu Estado natal, Tribunal este de grande tradição, de imenso prestígio, do qual foram e são integrantes figuras de escola, seja de conhecimento, seja de hombridade, seja de talento, seja de cultura”, disse.
 
“Se isto ocorre, é que este Tribunal encontrou méritos na minha conduta, negá-lo seria dizer que ele não sabe julgar e isto seria desmerecê-lo, pois um Tribunal que não sabe julgar, ou julga mal, é um mau tribunal”, completou Manoel.
 
O professor destacou que sempre prezou “a justiça mesmo antes de conhecer seus três pilares – em latim, como se deve – ‘alterum non laedere, suum cuique tribuere, honeste vivere’. Este apreço cresceu na Faculdade, que vim a amar como amo até hoje.”.
 
Manoel terminou seu discurso com um agradecimento ao TJ-SP, “pela honraria que me concede, e em particular ao seu eminente presidente, o Desembargador José Renato Nalini, figura ímpar no talento, na cultura, na dignidade e na amizade, pela iniciativa”. “Vejo nesta homenagem a coroação de um ideal perseguido desde a mocidade, o ideal de ser um operador do direito voltado para a concretização da Justiça”, concluiu.
 
Após as palavras do homenageado, Nalini destacou que “o TJ-SP quis homenagear e acabou agraciado com esta aula magna de Manoel Gonçalves Ferreira Filho”.
 
Também participaram do evento o vice-presidente do TJ-SP, desembargador Eros Piceli, o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, o ministro Guilherme Afif Domingos e o Governador do Estado de São Paulo entre 2006 e 2007, Cláudio Lembo, entre outros membros do TJ-SP, da Promotoria de Justiça, da Defensoria Pública, da Associação Paulista de Magistrados, do Instituto Paulista de Magistrados, do Instituto dos Advogados de São Paulo, da Polícia do Estado, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, do Ministério Público, familiares e alunos.

Assine nossa newsletter