Notícias

14 de Setembro de 2015

Simpósio de Registro Civil Eletrônico lota auditório em Campinas

Sofia e convênios da CRC foram os destaques do encontro

Neste sábado (12.09), aproximadamente 100 pessoas lotaram o auditório do Hotel Premium em Campinas, para a terceira edição do Simpósio Regional do Registro Civil Eletrônico da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

O evento, que já aconteceu na Capital e em Marília, tem o intuito de levar as novidades tecnológicas e tirar dúvidas dos oficiais de Registro Civil e seus prepostos.

A edição de Campinas teve abertura do vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, que lembrou dos colegas “Antônio Guedes Netto e Lázaro da Silva, que nos deixaram há tão pouco tempo, e que ajudaram a construir a Intranet”. 

O presidente da Arpen-SP, Luis Carlos Vendramin Júnior, iniciou sua exposição contando aos presentes sobre os diversos convênios que foram e estão sendo fechados pela Associação, tanto para a simplificação do serviço no cartório quanto para o aumento no número de serviços prestados à população.

Vendramin citou o convênio com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para que os óbitos sejam enviados diretamente pela Central de Registro Civil (CRC), tal como o convênio com o Sistema de Informações do Registro Civil (SIRC), do Governo Federal, que funcionará do mesmo modo.

Os convênios com a Receita Federal para emissão do CPF e o convênio com a Secretaria de Segurança Pública para a emissão do número de identidade também foram explicados pelo presidente, que destacou que “cada convênio firmado e cada nova prestação de serviço é um pedacinho de um todo, que tornará o Registro Civil mais forte e cada vez mais indispensável à sociedade”.

Em seguida, Vendramin apresentou aos presentes o Software Inteligente Arpen-SP (SOFIA), que foi lançado em agosto deste ano e tem sido visto como uma das grandes revoluções da atividade.

O presidente da Arpen-SP e idealizador do SOFIA explicou detalhadamente o funcionamento do software, suas funcionalidades e os benefícios que ele traz aos cartórios.

Mais tarde, falou ao público o responsável da Arpen-SP pela CRC, Humberto Briones de Souza. Primeiramente, Humberto explicou os novos layouts e funcionalidades da CRC, como o E-Protocolo. Alguns participantes trouxeram duvidas quando ao funcionamento e operação do sistema e tanto Humberto quanto Vendramin responderam esses questionamentos.

Por último, Humberto também falou sobre Certificação Digital, explicando como um cartório pode se tornar um emissor e como é executado o trabalho.

A tarde foi bastante produtiva aos Oficiais e prepostos que compareceram, puderam conhecer as novidades do Registro Civil e tirar dúvidas sobre os serviços cotidianos das serventias.

Assine nossa newsletter