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12 de Fevereiro de 2016

Gilberto Cavicchioli relembra 10 anos de foco em qualidade no atendimento no primeiro Ciclo Jurídico de 2016

O primeiro encontro de 2016 do projeto Ciclos Jurídicos da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) abordou o tema “10 anos de Qualidade no Atendimento em Cartórios”, com o professor e consultor Gilberto Cavicchioli.
 
O diretor de capacitação da Arpen-SP, Fernando Rodini Luiz, abriu o evento destacando que, depois de um tempo sem reunião devido ao final de ano, os registradores se reuniram para saber “quais foram as impressões e as melhorias observadas nesses 10 anos que Cavicchioli passou percorrendo cartórios, e quais melhorias ainda são necessárias”.
 
Em 2006 foi realizado pela Arpen-SP o primeiro Prêmio de Qualidade, levando a conscientização sobre a importância do foco na qualidade do atendimento dentro dos cartórios. O consultor rememorou a caminhada das serventias extrajudiciais na década que se sucedeu.
 
Primeiro destaque do palestrante foi sobre a Fé Pública dos registradores e notários. “Vocês detém algo que as empresas gastam fortunas e demoram tempo para conquistar: confiança”, disse.
 
Além disso, outras vantagens são observadas nos cartórios, como capilaridade e capacidade técnica. Entretanto, atualmente são comuns muitas mudanças vividas nas serventias, como a digitalização e a utilização dos portais de serviço. “Há a necessidade de acompanhar essas evoluções, não há como voltar atrás”, destacou.
 
Segundo Cavicchioli, os cartórios evoluíram muito nessa década, abrindo a mente para uma melhoria geral na prestação de serviço. Alguns efeitos dessa nova consciência já podem ser observados, como a melhoria no clima organizacional, uma maior motivação e engajamento dos funcionários, retenção de colaboradores talentosos, menor resistência às mudanças e estímulo à cultura da inovação.
 
Para ilustrar de forma irreverente a relação entre competência e desempenho, Cavicchioli relembrou o placar de Brasil e Alemanha na Copa do Mundo de 2014: Competência (1) x (7) Desempenho.
 
O palestrante citou também uma pesquisa realizada em 2012 com 300 funcionários de Cartórios no Estado de São Paulo, que mostrou que o que mais motiva os colaboradores é o reconhecimento do trabalho (18% das respostas), seguido por Atendimento ao público e Ambiente harmonioso (cada um com 15%).
 
Por fim, Cavicchioli abordou “O futuro e a gestão de pessoas no cartório”. Para o consultor, “há muito espaço para a continuidade deste trabalho pela evolução dos assuntos, a reciclagem dos funcionários e a necessidade de aperfeiçoamento constante”. O slide final trazia uma frase do renomado publicitário Washington Olivetto: “É melhor ser coautor de muitos trabalhos brilhantes do que autor solitário de um trabalho medíocre”.
 
Ao final da apresentação, os registradores presentes esclareceram dúvidas e compartilharam experiências sobre diversos assuntos, desde agilidade no atendimento até padronização da imagem dos cartórios.
 
A registradora civil de São Vicente, Ana Paula Goyos Browne, ressaltou ser “um privilégio aprender com Gilberto, que já tem grande experiência em nossa área”. “A necessidade de aprimoramento da qualidade dos serviços é constante e reverte-se em benefício tanto da população como de nós, servidores”, acrescentou a oficiala.
 
Para a substituta do 22º Subdistrito da Capital – Tucuruvi, Girleide Siqueira, a serventia há muito acompanha o trabalho do palestrante. “Cavicchioli esteve conosco durante boa parte do ano passado, orientando o cartório sobre a gestão de pessoas, e é sempre um aprendizado ouvir suas palestras, ricas em conteúdo, não só para o Registro Civil, mas toda a classe cartorária”, destacou.
 
O Ciclo Jurídico de fevereiro foi também transmitido ao vivo pela internet e o vídeo será disponibilizado no site da Arpen-SP.
 
O palestrante lançou recentemente um livro sobre o assunto: “Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado”. Para mais informações, clique aqui.

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