Notícias

21 de Março de 2016

Corregedoria obriga cartórios do Piauí a aderir à Central de Registro Civil

A partir desta segunda-feira (21), todos os cartórios de registro civil do Piauí estarão interligados. Durante o lançamento da Central de Registro Civil do Piauí (CRC-PI), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou que o processo de emissão de certidões de nascimento, casamento ou óbito será desburocratizado. Ao todo, o Estado possui 116 cartórios, três estão em Teresina. 

"Recebemos uma média de 100 registros por dia. O que antes levava dias agora é questão de minutos. Anteriormente, tudo era feito a mão e hoje nós modernizados o nosso sistema e tudo passará a ser eletrônico. A Central do Piauí ficará interligada à Central Nacional. Esse sistema irá facilitar a vida de todos os cidadãos com os pedidos dos seus documentos. Os servidores dos cartórios serão capacitados para operarem o sistema. ", disse o desembargador. 

Para exemplificar a desburocratização do sistema, o corregedor citou o caso de uma uma pessoa casada há 50 anos que solicitasse a 2ª via da certidão de casamento. "Essa pessoa teria que ir até o cartório, o funcionário teria que localizar o livro. Agora não, basta colocar o nome e o CPF no sistema e já estará lá", explica. 

A obrigatoriedade do uso da CRC-PI por todos os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Piauí permitirá a emissão de quaisquer certidões originárias de outros estados interligados através de solicitações feita diretamente no balcão dos cartórios locais. O Piauí é o 12º Estado a implantar o CRC. 

Apartir de hoje, além do lançamento da CRC-PI todas as certidões de nascimento já terão o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O desembargador Sebastião Martins explica que o recém nascido já possuirá estes dois imporantes documentos. "Com certeza, ter estes dois documentos no início da vida é um grande passo para a cidadania", disse.  A primeira certidão de nascimento com CPF foi emitida há cerca de dois meses no município de Gilbués.

Para o delegado da Receita Federal, Edmar Ferreira, esse é um importante momento para o TJ e cartórios, pois reforça a cidadania de todos com a emisão do CPF que está ligado à Receita Federal.

Assine nossa newsletter