Notícias

05 de Julho de 2017

Direitos Humanos debate questões relacionadas à adoção no Brasil

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias debate nesta quarta-feira (5) a situação de crianças e adolescentes em entidades de acolhimento nos diversos estados, que esperam pela adoção. O debate será realizado a pedido do deputado Paulão (PT-AL).

O parlamentar destaca que o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), vinculado ao Conselho Nacional de Justiça registra um total de 7.413 crianças e adolescentes cadastradas. Já em relação aos pretendes o CNA registra o número de 39.350. “É difícil acreditar que um País que possui mais de 5 vezes mais pretendentes à adoção do que crianças disponíveis sofra com problemas no processo adotivo”, avalia o parlamentar.

Paulão lembra que a maioria das crianças disponíveis não são mais bebês, e a procura maior no País ainda é por bebês, da cor branca. Mas bebês da cor branca não são a maioria. As crianças disponíveis para a adoção no Brasil são em sua maioria pardas ou negras.

“Uma nova cultura de adoção precisa ser cultivada e ampliada no sentido de encontrar famílias para as crianças, e não o contrário”, defende.
Foram convidados para participar da discussão: 

- o juiz de Direito e Presidente da Comissão da Infância e da Juventude da Associação Alagoana de Magistrados, Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho; 
- a defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro e representante da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Eliza Cruz; e 
- a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Cláudia Freitas Vidigal.

O debate será realizado às 14 horas, no plenário 9, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCâmara.

Assine nossa newsletter