Notícias

02 de Março de 2008

Ribeirão Preto abre série de cursos de Grafotécnica Digital em São Paulo

Tradicional centro de eventos da Arpen-SP, cidade recebeu grande público para o primeiro dos dezoito cursos de preparação para a formação de agentes de registro.

Contando com o auditório do hotel JP, na cidade de Ribeirão Preto, completamente tomado, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou no último sábado (01.03), com grande sucesso, o primeiro dos dezoito cursos de Grafotécnica Digital que ministrará ao longo do ano de 2008, como preparativo para o curso de formação de Agentes de Registro, que em breve poderão iniciar trabalhos com a certificação digital.

Ao longo de sete horas de aula, os 70 participantes desta primeira edição acompanharam o desenvolvimento de explicações teóricas e práticas da Documentoscopia e da Grafotécnica, ministrada pelo palestrante Luiz Gabriel Costa Passos, perito aposentado do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná.

O curso realizado no tradicional centro de eventos da Arpen-SP contou com a presença da diretoria executiva da Associação, por meio de seu presidente, Odélio Antônio de Lima, seus dois vice-presidentes, Ademar Custódio e José Cláudio Murgillo, da tesoureira da entidade, Marlene Marchiori e do assessor especial da presidência, Lázaro da Silva. Participaram ainda os diretores regionais de Ribeirão Preto, Fernando Rodini, que esteve representando o diretor, Antônio Rodini Luiz, de Araraquara, Alberto Scarpa Varanda, de Franca, Wilian Furlani, e de Barretos, José Geraldo Spínola Guimarães.

O curso contou com a presença de ampla maioria de registradores civis, representando os cartórios dos municípios de Bebedouro, Brodowski, Caconde, Descalvado, Guararapes, Ituverava, 1° Registro Civil de Jaboticabal, 2° Registro Civil de Jaboticabal, Jardinópolis, Miguelópolis, Pedregulho, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Promissão, 1° Registro Civil de Ribeirão Preto, 2° Registro Civil de Ribeirão Preto, 3° Registro Civil de Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Serrana e Sertãozinho, além do 1° Tabelionato de Notas de São Carlos.

"Foi uma experiência muito gratificante. Estou extenuado, por que são muitas horas e o trabalho é muito extenso, mas ao mesmo tempo feliz e satisfeito por ter cumprido todo o cronograma e atingido o objetivo de preparar todos os participantes para a um exame detalhado, eficaz e detalhista dos documentos que são utilizados nos reconhecimentos de firmas e nas autenticações", afirmou Luiz Gabriel Costa Passos. "O envolvimento e a participação de todos foram contagiantes durante toda a aula", completou.

Experiente em assistir a diversos cursos de Grafotécnica no Estado de São Paulo, a tesoureira da Arpen-SP e registradora civil do 37° Subdistrito da Capital, na Aclimação, Marlene Marchiori, elogiou o novo curso de grafotécnica digital. "Muitos detalhes que nunca tinha visto antes foram abordados nesta aula que, apesar de extensa, foi bastante detalhista e minuciosa. Gostei muito", comentou.

Antes do início do curso, o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima, o diretor regional, Fernando Rodini, e o vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, agradeceram à presença de todos e relataram as novidades e acontecimentos que devem ser motivo de atenção e acompanhamento por parte dos Oficiais.

O curso foi proposto em dois módulos. No primeiro, foram detalhadas as questões envolvendo a Grafotécnica, particularmente os temas da verificação rápida de assinaturas. Em seguida foram abordadas a verificação de cédulas de identidade, com toda a sua contextualização histórica e atual, e a carteira nacional de habilitação, com destaque para suas falsificações e modelos.

Assine nossa newsletter