Notícias

02 de Abril de 2020

Clipping - G1 - Cartórios registram 11 mortes por suspeita de Covid-19 no DF; governo confirma 4 óbitos

Um levantamento feito pela Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) mostra que os cartórios do Distrito Federal registraram, até esta quarta-feira (1º), 11 mortes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

O número é maior que o total de óbitos divulgado pela Secretaria de Saúde do DF. De acordo com a pasta, foram contabilizadas quatro mortes pelo novo coronavírus na capital até quarta.

Questionada pelo G1 sobre a diferença nos números, a secretaria informou que "todos os óbitos com suspeita de coronavírus são investigados. No momento, temos a confirmação de quatro mortes por Covid-19".

O levantamento dos cartórios foi feito por meio dos atestados de óbito em que constam como causa da morte a suspeita ou confirmação da doença. O primeiro caso ocorreu em 24 de março (veja gráfico abaixo).

Ainda de acordo com o estudo, em todo o país, já foram registrados 351 atestados de óbito com suspeita ou confirmação de Covid-19. Já um levantamento do G1, feito com dados das secretarias estaduais de Saúde, aponta 252 mortes pela doença.

Primeiro caso
Na última sexta-feira (27), um atestado de óbito que listava o novo coronavírus como causa da morte levou o governo do DF a confirmar a primeira vítima da doença na capital. Seria um homem de 46 anos, que procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho.

No sábado (28), no entanto, a Secretaria de Saúde informou que o exame do paciente havia dado negativo para a Covid-19. Segundo a pasta, "o desencontro de informações se deu em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte".

Pneumonia e insuficiência respiratória
Os dados levantados pelos cartórios também mostram que houve aumento no número de mortes por pneumonia e insuficiência respiratória no DF em 2020. Segundo especialistas, essas têm relação com a Covid-19.

De acordo com o estudo, entre 1º de janeiro e 2 de abril deste ano, foram contabilizadas 448 mortes por insuficiência respiratória na capital. O número representa aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram 386 óbitos.

Já a pneumonia foi listada como causa da morte em 769 atestados emitidos pelos cartórios desde o início do ano na capital. O aumento é de 8% em relação a 2019, quando foram 710 casos.

Coronavírus no DF
Segundo boletim divulgado pelo governo do DF, até o início da tarde desta quinta-feira (2), haviam sido registrados 377 casos do novo coronavírus em Brasília. Desses, 14 são graves.

Ainda de acordo com o GDF, a maioria dos pacientes (55%) tem entre 30 e 49 anos. Os homens somam 216 casos, enquanto as mulheres são 161.

Assine nossa newsletter