Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Antônio Guedes Netto

(jan. 2006 - dez. 2007)

(jan. 2001 - jun. 2001)
(jan. 2000 - abr. 2000)
(jan. 1998 - dez. 1999)

Uma história que se confunde com o Registro Civil

Eterno batalhador pela categoria. A história de um lutador.

A exigência do funcionamento adequado e correto do cartório do 26° Subdistrito da Capital, no bairro da Vila Prudente, se repete no dia a dia do trabalho de Antônio Guedes Netto. Atual presidente da Arpen-SP, comanda uma série de reestruturações à frente da entidade em que foi um dos fundadores e para a qual se dedica de corpo e alma. "Fiz o logotipo da Arpen-SP em um copo plástico e posso dizer que com toda a certeza que muito do que o Registro Civil tem hoje se deve à criação da Arpen-SP", costuma dizer o presidente.

Participar efetivamente de associações, conselhos e sindicatos está por assim dizer no sangue de Antônio Guedes Netto. "Fui presidente da comissão de formatura na minha faculdade, tesoureiro do Centro Acadêmico. Sempre gostei de trabalhar com associações e entidades de classe", diz Guedes, que além da presidência da Arpen-SP, coordena a Comissão Gestora do Fundo do Registro Civil, administrado pelo Sinoreg-SP.

No entanto, o trabalho pelo Registro Civil começou bem antes, quando o atual Oficial do 26° Subdistrito da Capital ainda não respondia pela titularidade de um cartório. Como escrevente e depois Oficial substituto do 2° Subdistrito do município de Campinas, organizava reuniões de Oficiais para definir regimento de custas e não demorou muito a implementar viagens à Brasília-DF para defender os interesses da categoria. "Contava com o apoio do Oficial do cartório, que me confiava o trabalho de ir debater situações importantes para a classe, abrindo mão de perder um funcionário do seu cartório", lembra.

Foi questão de tempo até ascender a uma titularidade e passar, agora oficialmente, a responder por sua categoria. Na época, três institutos representavam os interesses dos Oficiais de Registro Civil - Colégio de Registro Civil, Instituto de Registro Civil e Associação dos Serventuários da Justiça -. "Era necessário contribuir com estas associações e cada um trabalhava em uma direção. Decidimos então fazer uma reunião e acabar com toda, fundando a Arpen-SP", lembra o atual presidente. "Começamos a Arpen-SP com uma mesinha dentro do cartório da Marlene (Marchiori, ex-presidente), tentando convencer as pessoas a se associarem e hoje chegamos a nossa Associação, que é respeitada e admirada por muitos", diz.

A primeira passagem de Antônio Guedes Netto pela presidência da Arpen-SP foi em um momento crucial para toda a categoria e ocorreu em um momento bastante turbulento, quando o Governo acabara de implantar a gratuidade do nascimento e do óbito. "Recebi muitas críticas, até mesmo agressões, mas trabalhamos quietos, devagar e sem alarde e constituímos um fundo que passou a ser exemplo para o Brasil", diz, lembrando as participações de Cláudio Marçal Freire, Léo Almada e Léa Portugal. Uma verdadeira peregrinação ao encontro de ministros, juízes, senadores e deputados, além de uma incessante batalha política em São Paulo, ocupou durante os meses seguintes a agenda do então presidente da Arpen-SP até que fosse constituído o Fundo de Ressarcimento.

A batalha pela criação e depois implantação do Fundo do Registro Civil em São Paulo acabou por movimentar e unir a categoria que passou a investir no aprimoramento e desenvolvimento de seu patrimônio. A Arpen-SP ganhou sede própria e em seguida deu-se início ao projeto da Intranet, hoje modelo, ainda pioneiro, entre as entidades de notários e registradores em todo o País.

À dedicação às entidades de classe fez com que o atual presidente da Arpen-SP fizesse uma verdadeira peregrinação pelo País, incentivando e promovendo a criação de Associações em todo o território nacional. "Andamos por todos os estados do Nordeste disseminando a importância da criação das associações. Se não conseguíamos no momento, deixávamos pelo menos uma sementinha nas lideranças destas regiões", lembra.

Novamente na presidência da Arpen-SP, Antônio Guedes tem planos ambiciosos à frente da entidade. "Vou terminar o que comecei", costuma dizer. Em andamento correm a todo vapor as mudanças na nova sede da entidade e reformas na antiga administração, aprimoramento das acomodações do cartório itinerante, investimentos nos projetos de banco de dados e videoconferência e fortalecimento da equipe de funcionários. "Terminando a parte física da Arpen-SP vamos tratar de aprimorar a capacidade intelectual dos nossos associados", explica.

Guedes chega agora a uma nova fase à frente da presidência da Arpen-SP que, curiosamente, remete à grande batalha de sua primeira passagem pela Associação, e que assiste a um verdadeiro embate em torno do concurso público do Registro Civil. "Parece que sempre as coisas acontecem quando estou na presidência da Arpen-SP", diz, em tom de brincadeira. "Tenho consciência da confiança que aquelas pessoas do interior, dos pequenos cartórios, dos interinos que estão há 15, 20 anos à frente de serventias tem em mim, e tento fazer o máximo possível em prol do coletivo, da maioria. Mas me preocupo, por que sei que muitas coisas não estão na minha mão, não sou eu que decido e isto me faz perder o sono", finaliza o eterno presidente da Arpen-SP.

Contatos

Telefone: (0xx11) 6914-4377
Fax: (0xx11) 6914-4377
Homepage: www.registrocivil.com.br
E-mail: guedes@registrocivil.com.br
Formação: Bacharel em Direito pela Universidade Pinhalense
Biografia: Um dos fundadores da Arpen-SP, Antônio Guedes Netto presidiu a entidade em três oportunidades - janeiro de 1998 a dezembro de 1999, janeiro a abril de 2000 e janeiro da junho de 2001. É o atual presidente, com mandato até o final de 2007. Iniciou sua carreira em São Joaquim da Barra, como auxiliar, passando depois a escrevente e Oficial Substituto do 2º Subdistrito do Município de Campinas, assumindo, em 1991, a delegação do 26º Subdistrito da Capital, no bairro da Vila Prudente.

Nascimento: 29/04/1941
Falecimento: 
02/07/2015

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 150.449.006
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP