Notícias

12 de Novembro de 2012

São José dos Campos recebe curso de Grafotécnica e Documentoscopia

Curso ministrado pelo professor Luiz Gabriel, contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas neste sábado (10.11).

São José dos Campos - A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu neste sábado (10.11), mais uma edição do curso de Grafotécnica e Documentoscopia de 2012. Ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos, o evento foi acompanhado por cerca de 60 pessoas objetivando esclarecer dúvidas sobre as diversas formas de se analisar a autenticidade de documentos e assinaturas.

O evento foi aberto pelo Diretor Regional e Oficial de Lorena, Fábio Alessandro MonteAlbano, que esteve acompanhado pelo vice-presidente da Arpen-SP, Luís Carlos Vendramin Júnior.

Para iniciar a programação o professor apresentou o objetivo do curso, "Nosso principal propósito é evitar as falsificações grosseiras e não aquelas que apenas um perito é capaz de identificar, pois elas correspondem a 99% dos casos de documentos falsos que chegam nos cartórios", afirmou Luiz Gabriel, ressaltando a importância desse trabalho. "O cartório é responsabilizado apenas quando deixa passar essas falsificações grosseiras, tanto de documentos quanto de assinaturas".

O perito mostrou as principais características do modelo nacional da carteira de identidade, instituído pela lei 7.116 de 29/08/83 e as diferenças existentes entre os modelos estaduais, "O que dificulta nosso trabalho é o fato das carteiras de identidade não terem um sistema de cadastros em nível nacional, pois os cadastros estaduais não se interligam ainda. Essa cooperação poderá ocorrer com a implantação do novo modelo nacional digitalizado", explicou o professor.

Em seguida demonstrou as técnicas que devem ser utilizadas na identificação das falsificações, como o uso da luz ultravioleta e da lupa na análise de detalhes e a comparação de assinaturas. O perito reforçou os detalhes que precisam ser avaliados na análise de um documento falso, uma vez que as falsificações são muito grosseiras. O palestrante também falou sobre a falsificação de assinaturas. "A palavra falsa não pode passar pelo balcão, mas temos obrigação de eliminar as falsificações grosseiras de forma rápida. Esse é o objetivo do curso", finalizou.

Participaram desta edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia da Arpen-SP os Cartórios de Registro Civil de Aparecida, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Jacareí, Cordeirópolis, Lorena, Monteiro Lobato, Paraibuna, Piquete, Redenção da Serra, Santa Branca, Santa Isabel, 1° Subdistrito de São José dos Campos, Distrito de Sapopemba, Ubatuba e 2° Subdistrito de Taubaté.

Assine nossa newsletter