Notícias

02 de Junho de 2008

Campos do Jordão recebe 6ª edição do curso de Grafotécnica Digital

Auditório lotado por mais de 70 pessoas acompanhou curso promovido na regional do Vale do Paraíba.

O frio da serra de Campos do Jordão não foi capaz de espantar as mais de 70 pessoas que lotaram o auditório do hotel Serra da Estrela que recebeu a sexta edição do curso de Grafotécnica Digital promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e ministrado pelo perito Luiz Gabriel da Costa Passos, no último dia 31 de maio.

O curso da regional do Vale do Paraíba foi pela primeira vez promovido em uma cidade que não a sede da regional, fato que pretende ser repetido pelo novo diretor regional de São José dos Campos, Marcelo Velloso dos Santos. "Vamos procurar variar as cidades que recebem eventos na regional, como forma de prestigiar nossos colegas que estão em regiões afastadas do centro da regional", disse o diretor, que agradeceu à presença dos participantes e elogiou a iniciativa. "Temos que prestigiar a Arpen-SP, uma das poucas associações que levam iniciativas como essa aos Oficiais do interior", completou.

Representando o presidente da Arpen-SP no evento, o assessor especial de informática, Lázaro da Silva, enfatizou a importância do curso. "A certificação digital já é realidade em nossa atividade e vocês estão de parabéns por estarem aqui buscando este aperfeiçoamento. Se não fosse a presença de todos de nada valeria o esforço da Arpen-SP", destacou, aproveitando para agradecer ao trabalho do ex-Oficial do 1° Subdistrito de São José dos Campos, Gilberto Motta Simões, que esteve presente, pelo trabalho desenvolvido na regional nos últimos anos.

O curso na regional do Vale do Paraíba contou com a presença de vários oficiais que assumiram suas delegações no 4° Concurso Público para Outorga de Delegações, entre eles, a Oficiala do 39° Subdistrito da Capital, na Vila Madalena, Andreia Ruzzante G. Martins. "Vim com a minha Oficial Substituta, pois é importante para nós sabermos como identificar assinaturas e documentos falsos, pois a palavra final no cartório deve ser nossa e não devemos ficar na mão de ninguém", destacou a Oficiala, que já havia enviado seus funcionários a curso na Capital paulista.

Experiência diferente da Oficiala Lara Lemucchi Cruz, do município de São Luiz do Paraitinga. "No cartório sou eu quem trabalha diretamente no balcão, atendendo à população e lidando com documentos. Participar de um curso como este é essencial para identificar possíveis fraudes no cartório", afirmou. "É uma oportunidade de capacitar a mão de obra dos funcionários, pois no litoral nem sempre é possível oferecer uma boa qualificação aos funcionários", enfatizou o Oficial Fabrício Di Prospero Gentil Leite. "É um curso muito proveitoso e completo", afirmou o Oficial do município de Holambra, Daniel de Araújo Corrêa.

O curso

Ministrado pelo perito em documentoscopia, Luiz Gabriel Costa Passos, o curso focou os métodos de identificação rápida de assinaturas falsas por meio de características marcantes da escrita, como a forma, o traçado e o movimento das assinaturas. Em um segundo momento, o palestrante discorreu sobre a identificação de carteiras de identidade e carteiras de habilitação falsificadas, mostrando os modelos existentes em todo o Brasil e os meios mais fáceis para a identificação de cópias adulteradas.

Passos explicou a importância dos serviços cartorários na identificação de fraudes e ainda o papel individual de cada funcionário na análise dos documentos e assinaturas. "Costumo dizer que todo o trabalho de verificação de assinaturas em cartório não é um trabalho de perícia, mas pode muito bem se atentar em diversos detalhes, inclusive uma análise detalhada feita no que chamamos de "quartinho dos horrores"", explicou.

Participaram desta 6ª edição do curso de Grafotécnica Digital os cartórios dos municípios de Aguaí, Águas de São Pedro, Aparecida, Campos do Jordão, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Piquete, Holambra, Potim Quiririm, Santo Antônio do Pinhal, 1° Subdistrito de São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, 39° Subdistrito da Vila Madalena e 36° Subdistrito da Vila Maria.

O curso de Grafotécnica Digital tem o objetivo de preparar oficiais, substitutos, escreventes se auxiliares para tornarem-se habilitados para realizar, posteriormente, o curso de formação de "Agentes de Registro". Nas próximas semanas, Luiz Gabriel Costa Passos levará o curso para outras regiões do Estado. Não perca o período de inscrições na sua região.

Assine nossa newsletter