Notícias

07 de Abril de 2021

BandNews FM – Número de pedidos de segundas vias de certidões aumenta 162% durante a pandemia

O número de pedidos de segundas vias de certidões de óbitos, nascimentos e casamentos por meio eletrônico aumentou 162% em todo país durante a pandemia. É o que apontou um levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Necessárias para uma série de ações do dia a dia, como sepultamentos, compra imóveis e até atendimentos em hospitais, as certidões dos Cartórios de Registro Civil podem ser solicitadas por meio virtual no portal registrocivil.org.br.

Em 2020 foram mais de 235 mil certidões eletrônicas solicitadas, enquanto as pedidas em papel totalizaram pouco mais de 104 mil. Já nos primeiros três meses deste ano, as certidões digitais já somam 79 mil frente às 39 mil em papel. Na comparação com março do ano passado, as certidões digitais cresceram 116%. De acordo com a pesquisa, as solicitações passaram de 18 mil em março de 2020, quando teve início a crise sanitária, para 42 mil em fevereiro deste ano.

O portal on-line do Registro Civil funciona 24 horas e sete dias por semana. Na página, você pode escolher o tipo de certidão desejada, entre nascimento, casamento ou óbito.

Ouça a reportagem completa clicando aqui.

Assine nossa newsletter