Notícias

29 de Abril de 2021

UOL - Saiba como obter certidão de casamento online sem ir ao cartório

Imagine que você vai comprar um imóvel junto com seu companheiro (a) e o vendedor exige sua certidão de casamento para concluir o negócio. Você chega em casa, procura, procura e nada. Infelizmente, você perdeu o documento.

E agora, o que fazer? Fique tranquilo, você não precisa pegar trânsito até um cartório, enfrentar filas (o que em momento de pandemia não é aconselhável) e ficar horas e horas se preocupando por isso.

Aprenda abaixo a tirar a segunda via da certidão de nascimento utilizando o site Registro Civil, canal idealizado pela ARPEN Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil).

Como tirar certidão de casamento online

1 - Entre no site
Acesse o site Registro Civil e crie uma conta. Para isso você precisará colocar dados como nome completo, data de nascimento, celular, e-mail, entre outros.
2- Clique em "Casamento”
3 - Preencha os campos informando o estado, a cidade e o cartório
4 - Insira dados pessoais
5 - Dados da certidão antiga
O próximo passo é pegar sua certidão de casamento antiga e observar os dados para preencher livro, folha e termo. Caso tenha perdido o documento, basta clicar em próximo.
6 - Forma de envio
Chegou o momento de escolher se a segunda via da certidão de casamento será enviada por email ou impressa em papel oficial. Essa segunda opção será enviada pelos Correios ou poderá ser retirada em cartório.
7 - Confirme dados e valor
O próximo passo será observar se todos os dados estão corretos, concordar com os termos de uso e verificar o preço que deve pagar - atualmente o valor está em R$ 35,67 (março de 2021)
8 - Entrega do documento impresso
Após pagar o documento, caso você tenha optado pela certidão de casamento impressa, escolha a melhor forma de recebimento: por sedex ou por carta registrada.
9 - Forma de pagamento
Em seguida, selecione a forma de pagamento (crédito ou boleto) e pronto. Você vai receber (ou imprimir) sua segunda via de certidão de casamento.

Assine nossa newsletter