Notícias

12 de Agosto de 2021

Módulos de casamento e óbito foram apresentados aos registradores durante o segundo dia do Workshop Sofia Rei 

No dia 12 de agosto, os participantes que estiverem acompanhando a live poderão se inscrever no formulário de apresentação do software, a fim de seguir com a instalação do programa

Foi realizado, nesta quarta-feira (11.08), o segundo dia do Workshop Sofia Rei – o Software Inteligente do Registro Civil, que tem como objetivo apresentar o novo programa desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).

O presidente da Associação, Luis Carlos Vendramin Jr. iniciou o evento dando às boas-vindas e saudando os participantes que, em mais uma noite de evento, contou com uma grande plateia virtual. Seguindo com os cumprimentos, o vice-presidente Gustavo Renato Fiscarelli agradeceu às mensagens de gratificações recebidas no dia anterior, encaminhadas pelos registradores do estado.

“Fiquei muito feliz em ver tantas mensagens de apoio e aprovação do novo Sofia Rei”, disse Fiscarelli, que seguiu comentando sobre o software que, ao longo de dois anos, foi estudado, aprimorado e chegou em sua fase de apresentação. “É um software desenvolvido por registradores para registradores. Estamos só no início”, concluiu o VP.

Para a primeira apresentação, do módulo II: Casamento e Habilitação Digital (e-Habilitação), estava presente a diretora de comunicação da Arpen/SP, Andréia Ruzzante Gagliardi. De acordo com Vendramin, “a ideia da habilitação do casamento tem a premissa de ser 100% digital”. E para ilustrar a facilidade de se realizar o procedimento, o presidente simulou um registro de habilitação.

Foram expostas todas as funções do Sofia Rei, que possui, dentro da área de casamento, todas as informações necessárias a serem registradas, como tipo de matrimônio, informação dos genitores, opção de inserir casamentos anteriores, dados das testemunhas, tipo de regime de bens e tantas outras. “É um sistema muito bem pensado para atender os registradores”, disse Vendramin.

O presidente da Arpen/SP ainda enfatizou sobre a função mais importante do sistema, que de acordo com o mesmo, seria a “cereja do bolo” do software: “Os dados serão integrados com os da CRC [Central de Informações do Registro Civil]”.

A diretora da Associação comentou sobre a importância do Sofia Rei, que será responsável, principalmente, por facilitar as atividades do registrador. “Estou contando os dias para que esse sistema chegue ao meu cartório”, disse Andréia.

Passando para o módulo III: Óbito, a convidada foi Daniela Silva Mróz, vice-presidente da Arpen/SP. A registradora iniciou a apresentação agradecendo pela oportunidade de participar da divulgação do sistema. “É um prazer poder fazer parte disso”, enfatizou Mróz.

Simulando mais uma vez um registro, desta vez de óbito, o presidente da Associação comentou sobre todas as funções disponíveis no Sofia Rei para realização deste ato, destacando a importância das informações serem geradas pela CRC Nacional.

Vendramin comentou, ainda, sobre o painel Gerenciador de Tarefas do software, que deixa em destaque todas as atividades que faltam ser realizadas, como, por exemplo, matrículas pendentes de envio para a CRC.

Gustavo Fiscarelli enfatizou a importância do gerenciador, que manterá o registrador civil atento às tarefas que devem ser feitas. “Quando você encerra o ato, já fica um lembrete para realizar a comunicação com o outro cartório”, disse o vice-presidente.

Lembrando da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou oficialmente em vigor a partir do dia 1º de agosto, Luis Carlos Vendramin lembrou a importância de o cartório manter suas informações seguras, e comentou sobre o Sofia Rei neste quesito, por ser um sistema arquitetado para preservar os dados protegidos.

Inscrição para apresentação

Também foi divulgado na live que, durante o último dia de evento (12.08), será disponibilizado o formulário de inscrição da apresentação do Sofia Rei. Os participantes que estiverem acompanhando a live poderão se inscrever a fim de receber auxílio e apoio por parte da equipe de T.I da Arpen/SP.

Com a apresentação do software, o registrador poderá seguir com a instalação do programa em sua serventia, que contará com total assistência da equipe de colaboração do Sofia Rei.

Ainda dá tempo! Inscreva-se já clicando aqui para não perder o próximo dia.

Assine nossa newsletter