Notícias

13 de Agosto de 2021

Workshop Sofia Rei é finalizado após três dias de apresentação do novo software do Registro Civil paulista

As inscrições para a apresentação do programa, primeira etapa da instalação do software, foram abertas durante a live

Nesta quinta-feira (12.08) foi realizado o terceiro, e último dia, do Workshop Sofia Rei – o Software Inteligente do Registro Civil, que teve como objetivo apresentar aos registradores paulistas o novo software criado para as atividades do Registro Civil, que tem em suas funções todas as práticas necessárias para a atuação registral.

Desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), o software foi apresentado ao longo de três dias para os oficiais de cartórios do estado paulista, na terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de agosto, foram exibidos os principais módulos do programa, sendo o de nascimento, óbito e habilitação de casamento.

Nas apresentações dos módulos, o presidente e o vice-presidente da Arpen/SP, respectivamente, Luis Carlos Vendramin Jr. e Gustavo Renato Fiscarelli, mostraram aos participantes todas as funções presentes em cada ato do Sofia Rei. Os integrantes da Associação ainda simularam registros e esclareceram as dúvidas que surgiram ao longo da apresentação.

No workshop ainda estavam presentes a vice-presidente Karine Maria Famer Rocha Boselli, participante do primeiro dia do evento, e para o segundo dia, estavam presentes a diretora de Comunicação, Andréia Ruzzante Gagliardi, e a vice-presidente Daniela Silva Mróz.

Terceiro dia

E para esta quinta-feira, as conselheiras Milena Guerreiro e Laura Maria Nicoletti Ariano Manfré, da Arpen/SP, comentaram sobre suas experiências com o software junto com Vendramin e Fiscarelli. “Hoje vamos fazer a entrega e concluir com a divulgação inicial do projeto”, disse o presidente da Associação, dando início ao workshop.

Neste terceiro dia de evento, o atendimento automatizado e a instalação prática do Sofia Rei foram os principais assuntos em pauta. Com o auxílio da equipe técnica da Arpen/SP, nas figuras de Humberto Briones de Souza, coordenador de suporte da Arpen/SP, e Ronaldo Araujo, Coordenador de implantação do Sofia Rei, foi comentado como será realizada a apresentação do software, para então seguir com a instalação do programa no cartório.

“Vamos fornecer o mesmo produto e atendimento de qualidade às serventias, independente do tamanho dela”, comentou Vendramin, que desde o início do workshop enfatizou a importância do programa aos cartórios de São Paulo, principalmente aos deficitários. “A Arpen/SP sempre pregou isso desde o início, nivelar a qualidade do serviço cartorário a todos seus usuários”, concluiu o presidente.

Um dos responsáveis pela criação do software, Humberto explicou como será realizada a apresentação do programa, que teve seu formulário de inscrição divulgado durante a live desta quinta-feira (clique aqui para se inscrever), dando prioridade aos participantes do evento. “Nós também agradecemos a Arpen/SP pelo apoio de sempre”, finalizou o técnico.

Para a inscrição do agendamento, o presidente da Associação explicou ser o primeiro passo para seguir com a instalação, podendo escolher por realizar ou não a hospedagem do sistema em sua serventia. “É um agendamento para o oficial tomar a decisão se fará ou não a instalação do Sofia Rei”, disse Vendramin. “Isso é uma escolha de vocês, ninguém será obrigado a utilizar o programa.”

Depois da apresentação do sistema, que já pode ser agendado em melhor dia e horário para o registrador, será encaminhado um passo a passo para a instalação do programa, que pode ser realizada em pouco tempo e com grande facilidade. “Com a apresentação individual, o oficial terá segurança em poder instalar o Sofia Rei”, comentou o vice-presidente Gustavo Fiscarelli.

Já tendo realizado o teste do programa, a conselheira Laura Manfré disse ter “gostado muito” do software, podendo realizar em seu próprio cartório um registro de nascimento em meio virtual e otimizado. “Fica pronto muito rápido o registro, essa é a melhor parte”, disse.
Milena Guerreiro, também conselheira da Arpen/SP, tem expectativas quanto ao projeto, que “ao longo de dois anos de trabalho, com erros e acertos”, ele foi finalizado e está pronto para ser recebido pelos registradores de São Paulo.

Finalizando o workshop, o presidente agradeceu a todos que auxiliaram na empreitada, que mesmo tendo sido “um grande desafio”, pode respirar aliviado com a conclusão do projeto. “A Arpen/SP cresceu demais, saímos em 2000 com uma estrutura pequena e vinte anos depois lançamos esse programa grande e importante”, disse Vendramin. “Eu tenho muito orgulho de ser registrador em São Paulo e de poder fazer parte da família Arpen/SP”, concluiu.

Gustavo Fiscarelli também homenageou a Associação e o projeto, dizendo que os registradores do estado “terão o melhor e mais integrado sistema do Registro Civil”. “São Paula dará o bom exemplo”, finalizou o vice-presidente.

Assine nossa newsletter