Notícias

30 de Agosto de 2021

A Tribuna - Baixada Santista ganha mais 15,8 mil habitantes em um ano, diz IBGE

Projeção anual do Instituto não considerou as mortes causadas pela pandemia do coronavírus

A Baixada Santista ganhou 15.845 habitantes em um ano, conforme estimativa da feita anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa um aumento de 0,8% na população de 2020 para 2021 nas nove cidades, passando de 1.881.706 para 1.897.551. A porcentagem foi idêntica à registrada no Estado e semelhante à do País (+0,7%).

Bertioga (+2,2%), Praia Grande (+1,7%) e Mongaguá (1,6%) são as cidades com maior crescimento percentual de habitantes. Santos é a menor, em termos proporcionais (0,1%) e absolutos (335 novos moradores em um ano, menos de um por dia).

As estimativas populacionais são feitas em julho e divulgadas anualmente pelo IBGE em cumprimento à legislação vigente. As informações são usadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de servirem como referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Trata-se apenas de uma projeção matemática com base em informações da última década, não é feita contagem. Além disso, os efeitos da pandemia não foram incorporados na estimativa. Isso quer dizer que a população da Baixada Santista pode ter crescido menos, já que foram 6.851 mortes por coronavírus até ontem na região, 2.066 só em Santos.

Em nota, o IBGE explica que não considerou a pandemia “devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo”. E diz que o Censo Demográfico que será feito em 2022 trará todos esses detalhes.

Uma possível diferença nos números apresentados pelo IBGE é reforçada por matéria publicada no mês passado, em A Tribuna, mostrando que nunca tantos morreram e tão poucos nasceram na Baixada Santista em um primeiro semestre como o de 2021. Os dados levam em conta a série histórica de estatísticas dos Cartórios de Registro Civil em Santos, em 2003. Foram 11.211 nascidos e 11.781 falecidos, ou 570 mortes a mais.

Praia Grande

Em números absolutos, Praia Grande foi a cidade que registrou o maior crescimento populacional, com 5.609 novos moradores, passando de 330.845 para 336.454 habitantes. O Município consolidou a posição alcançada na estimativa de 2020, quando foi considerado o 3º mais populoso da região, superando Guarujá em número de habitantes, atrás de Santos e São Vicente.

Conforme a secretária de Planejamento de Praia Grande, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, as estimativas são importantes e confirmaram que a Cidade mantém uma média de cerca de 6 mil novos moradores por ano.

“Praia Grande naturalmente atrai novos moradores, a Cidade tem um histórico disso nos últimos anos e 2021 não foi diferente. É nítido, pelos serviços públicos oferecidos, que o Município cresceu acima da média e, por isso, aguardamos ansiosos a definição e a data para a realização do próximo Censo, estudo oficial e fundamental para o planejamento dos serviços municipais nos próximos anos”, diz.

Assine nossa newsletter