Notícias

22 de Setembro de 2021

Arpen/SP amplia ferramenta de localização de cartórios de Registro Civil para o município de São José do Rio Preto

A plataforma, já utilizada pelos habitantes da capital paulista, permite que o usuário identifique a serventia responsável pelo atendimento na área de sua residência
 
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) implantou, na última segunda-feira (20), a ferramenta online para localização de cartórios de Registro Civil no município de São José do Rio Preto. A funcionalidade, que já possui o serviço de localização das serventias de RCPN na capital paulista, pode ser acessada pelo endereço eletrônico https://cartoriospaulistas.arpensp.org.br/, assim como pelo próprio site da Arpen/SP (Site > Projetos Institucionais > Localize Cartório na Capital).
 
Para utilizar a ferramenta, basta que o usuário, registrador, notário, operador do Direito ou qualquer outro interessado insira o CEP e número de sua residência no sistema, assim, será identificada a unidade competente e mais próxima do indivíduo para realização de registros de nascimento, casamento, óbito, e demais serviços realizados em cartórios de Registro Civil. A ferramenta ainda permite acessar a geolocalização do solicitante e informar qual a serventia responsável pela área onde ele se encontra no momento da busca.

Daniela Silva Mroz, vice-presidente da Arpen/SP, diz que a ideia inicial da ferramenta era poder expandi-la para todo o estado de São Paulo, iniciando pela capital, que possui o maior número de cartórios no território estadual, e depois seguindo para “os maiores municípios com distritos”. São José do Rio Preto, além de contar com três serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais, ainda dispõe do distrito de Engenheiro Schmidt.

Ao comentar sobre a escolha do local, Matheus Bressani Barbosa, diretor regional de São José do Rio Preto da Associação, disse que a ferramenta é mais um passo dado à tecnologia, facilitando "a vida do usuário em primeiro lugar". "Mais uma vez a Arpen/SP desenvolve um belo trabalho, melhorando a experiência tantos dos usuários como dos oficiais na lavratura do registro", concluiu o registrador.

Para as próximas ampliações da ferramenta, Karine Maria Famer Rocha Boselli, vice-presidente da Arpen/SP, diz que o foco está na busca da “interiorização desta ferramenta em favor de todos os associados”, iniciando com o projeto na capital afim de expandir para demais regiões do estado.

Tendo São José do Rio Preto como o segundo município a possuir a ferramenta, Karine diz que muitas regiões ainda possuirão o sistema. “Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Araçatuba e demais municípios, sempre focando para que serventias que estejam mais distantes da capital recebam as melhorias e os serviços de modo mais alinhado com as necessidades da sociedade”, disse a vice-presidente.

Assine nossa newsletter