Notícias

20 de Setembro de 2021

G1 Mogi - Agosto de 2021 foi o mês com maior número de divórcios na história do Alto Tietê, aponta levantamento

Aumento foi de 106,8% em relação à média do mês nos últimos 14 anos. Número de casamentos também cresceu em comparação ao ano passado, mas de forma menos expressiva.
 
O Alto Tietê registrou um recorde no número de casamentos que chegaram ao fim, oficialmente, em agosto de 2021. Ao todo, foram 60 divórcios extrajudiciais ao longo do mês, em meio à pandemia da Covid-19, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB-SP).
 
Esse é o maior número desde de 2007, quando foi instituída a Lei 11.441/07, que permitiu a realização do ato em comum acordo. O total é 106,8% superior do que a média do mês nos últimos 14 anos e indica um aumento de 39,5% em relação ao total registrado em agosto do ano passado.
 
A região já havia alcançado um número inédito no primeiro semestre desse ano, com crescimento de 84,5% em relação à série histórica. Para a CNB, a alta pode estar relacionada à pandemia, pois, além dos casais estarem mais sujeitos a crises, os divórcios passaram a ser realizados pela internet.
 
Na comparação com 2020, o número de casamentos também teve aumento. No entanto, a diferença foi de apenas 14,9%. Já em relação ao mês anterior, houve redução de 4,5%.
 
Na comparação entre cidades, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba lideram com os maiores aumentos em relação ao ano passado. Foram 66,6% a mais em cada.
 
Na sequência, Suzano registrou 62,5% divórcios a mais, enquanto Mogi das Cruzes teve uma elevação de 40,9%. Arujá e Guararema também tiveram aumento, passando de 0 para 1 neste ano.
 
Biritiba Mirim e Santa Isabel foram os únicos municípios com redução no índice. Já Poá e Salesópolis não tiveram alteração.
 
Casamentos também cresceram
 
De 603 matrimônios registrados nos cartórios em agosto de 2020, a região passou para 693 neste ano, de acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
 
Guararema lidera com o maior aumento: quase sete vezes mais casamentos do que no ano passado. Em seguida está Arujá, com um crescimento de 81,8%. Em Santa isabel a elevação foi de 53,8%.
 
Itaquaquecetuba e Salesópolis registraram aumentos de, respectivamente, 35,1% e 33,3%. Em Biritiba e Suzano foram 7,1% e 3,4% a mais. Somente Ferraz de Vasconcelos e Poá tiveram diminuição.
 
Crise no casamento e divórcio mais fácil
 
Em entrevista ao G1 o início do mês, o tabelião de notas Arthur Del Guercio Neto, do cartório de Itaquaquecetuba, comentou que as mudanças na convivência podem ter influência no aumento de divórcios. Fatores como o desemprego e a tensão emocional provocada pela Covid-19 também podem explicar o cenário.
 
“As pessoas viviam um ritmo de vida tão complexo que, muitas vezes, saía de casa para trabalhar de manhã e voltava a noite. Acabava tendo um contato de segunda a sexta com o marido, com a mulher, até com filhos, brevemente no final da noite”, comenta.
 
“Eu agregaria a isso o momento difícil, porque é um momento de tensão e não é todo mundo que suporta bem. Muita gente perdeu o emprego, muita gente ficou sem ter o que fazer. Isso, infelizmente, acaba levando ao término”, completa.
 
Outro ponto de destaque é a facilidade em realizar o divórcio. Segundo Arthur, os cartórios já faziam o procedimento de forma rápida. Porém, com a pandemia, o setor começou a atender de forma remota o que permite que qualquer pessoa solicite o serviço sem sair de casa.
 
“Hoje a pessoa não precisa nem se deslocar até o cartório para fazer o divórcio. ela consegue fazer tudo pela plataforma do e-Notariado, que é bem moderna e dinâmica. com a facilidade, você tem um volume grande [de divórcios]”.
 
Nos casos em que há consenso entre as partes, o divórcio pode ser realizado direto no cartório de notas. O procedimento deve ser acompanhado por um advogado e é preciso apresentar certidão de casamento, documento de identidade, CPF, além de informações sobre endereço, profissão e bens.
 
Na escritura, as partes podem incluir detalhes sobre todo e qualquer assunto que será afetado após o fim do matrimônio, incluindo questões de bens e a guarda de animais de estimação, por exemplo.
 
Após esse processo, com a entrega e assinatura dos documentos, o divórcio pode ser concluído imediatamente, dependendo dos objetos envolvidos, mesmo que ocorra pela internet. “É muito raro um divórcio demorar mais de uma semana. É muito rápido. Tem casos que eu atendo no dia mesmo”.

Assine nossa newsletter