Notícias

10 de Março de 2016

TJ-SP empossa três novos desembargadores

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu no dia 08 de março, os magistrados que tomaram posse no cargo de desembargador no Salão do Júri, no Palácio da Justiça.

Durante a cerimônia, os três desembargadores prestaram juramento, assinaram a Ata de posse e receberam o Colar do Mérito Judiciário. O evento, contou com a presença do secretário Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, como representante do governador Geraldo Alckmin.

Em nome da corte, desembargador Luiz Antonio de Godoy, presidente da Seção de Direito Privado, se pronunciou: “Aqui estão esses jovens hoje persistentes, que fizeram carreira com brilho e amor a seus princípios, vindos agora mais maduros a integrar a cúpula do Poder Judiciário Paulista”, disse Godoy.

Em nome dos magistrados, a nova empossada Lucila de Toledo, falou sobre os desafios da nova fase e agradeceu a presença dos funcionários que a auxiliaram em sua trajetória e lembrou emocionada, a figura de seu falecido pai, juiz Amador Pedroso de Barros. “Existe muito trabalho a ser desempenhado, por quem lida com a Justiça e, definir o quê é Justiça, e determinar o quê é justo, não é tarefa fácil”, declarou.

O novo desembargador, Walter Barone afirmou que a solenidade é momento culminante da realização de “sonho acalentado por quase 27 anos”. Agradeceu aos demais magistrados, em especial os corregedores-gerais que assessorou os colegas da 7ª Câmara de Direito Privado, e a família por todo o apoio em sua caminhada. E fez um parênteses ao Dia Internacional da Mulher e lembrou que, quando iniciou a carreira, não era comum a existência de juízas. “O Tribunal depois do ingresso das mulheres só se enriqueceu, e quem sai ganhando somos nós”, afirmou. 

Também emocionado, o novo desembargador Ronaldo Alves, citou em seu discurso o escritor português José Saramago e falou sobre a importância de um Judiciário sólido. “A Justiça só será efetivamente realizada se o Poder Judiciário for forte, e se seus membros forem igualmente fortes”. Agradeceu também seus familiares pelo apoio durante sua carreira.    
       
O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidiu algumas palavras aos três empossados. “Estou muito feliz em poder fazer parte dessa cerimônia de hoje. Três desembargadores que admiro pela garra, força, trabalho e dedicação. Desejo muitas felicidades, sucesso e que vocês continuem suas trajetórias na magistratura, fazendo cada vez mais a diferença ao nosso Tribunal”, conclui Mascaretti.

Estiveram presente no evento, o secretário de Estado da Educação e presidente do TJSP no biênio 2014/2015, José Renato Nalini; o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente em exercício da Seção de Direito Criminal, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Antonio Carlos Villen; a diretora da International Association of Women Judges para América Latina e Caribe, desembargadora Maria Cristina Zucchi;  o ex-vice-presidente e ex-corregedor-geral da Justiça desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares; o ex-corregedor-geral da Justiça de São Paulo desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Michele Pala;  o vereador Eduardo Tuma, representando o presidente da Câmara Municipal de São Paulo; a procuradora-chefe do Contencioso Ambiental e Imobiliário, Camila Pintarelli, representando o procurador-geral do Estado; a defensora pública coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Stéfanie Kornreich, representando o defensor-público geral; o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil e presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Luiz Flávio Borges D’Urso, representando o presidente da OAB – Seção São Paulo; o presidente da Associação Paulista de Magistrado, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o diretor de Assuntos Institucionais da Associação dos Magistrados do Paraná, juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo, José Carlos Alves; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sergio Ricardo Moretti; e o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim, advogados, familiares, servidores e amigos dos empossados.

Assine nossa newsletter