Notícias

16 de Março de 2016

Cartório do 2º Ofício de Porto Alegre do Norte/MT já emite certidões de nascimento com CPF do recém-nascido

Cartório do 2º Ofício de Porto Alegre do Norte/MT já emite certidões de nascimento com CPF do recém-nascido

Em Mato Grosso, 56 cartórios estão integrados ao sistema de emissão do documento

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) informa que o Cartório do 2º Ofício de Porto Alegre do Norte/MT (713,51 km de Cuiabá) já emite a certidão de nascimento com o CPF do recém-nascido. Em Mato Grosso, 56 cartórios estão integrados ao sistema de emissão do documento. Segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), nas serventias mato-grossenses já foram emitidos 3.572 CPFs.

A previsão da Receita é que, até o final de 2016, os cartórios se tornem os principais emissores de CPF, superando os Correios. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal também emitem CPF. A inscrição de CPF realizada nos cartórios agrega mais qualidade e segurança ao cadastro da Receita Federal do Brasil. O serviço é gratuito, antes era preciso pagar R$ 7 para ter acesso ao número do CPF na Receita Federal.

Além disso, o serviço é gratuito e traz comodidade para o cidadão que necessita inscrever seu filho no CPF para os mais diversos fins, como inclusão em programas assistenciais do governo, planos de saúde, abertura de conta corrente ou poupança etc.

Com a emissão do número do CPF, os pais podem, por exemplo, cadastrar os filhos em programas de benefícios sociais e abrir conta bancária em nome da criança. 

Fonte: Anoreg-MT

Assine nossa newsletter