Notícias

02 de Março de 2016

Novos juízes tomam posse no TJ-SP

                                                         

A Justiça de São Paulo recebeu seus novos juízes hoje (1), em solenidade de posse dos aprovados no 185º Concurso de Ingresso na Magistratura. Os 78 magistrados que assumiram o cargo passaram por rigoroso processo de seleção e, a partir de agora, iniciam sua jornada como juízes substitutos. O evento aconteceu no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça.

Em nome dos empossados discursou Adriano Camargo Patussi, o primeiro colocado no concurso. “Sem dúvida, este plenário, no coração da Justiça bandeirante, está lotado de familiares e amigos orgulhosos de uma grande conquista. Porém, o mais importante é que estejamos celebrando uma conquista para o País: novos magistrados tomam posse com o cargo de velar pela consecução do justo no caso concreto. A conquista pessoal há de ser uma conquista social. É o que hoje nos é confiado o que faremos nos tempos vindouros”, falou. 

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo na comissão do 185º Concurso, Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim, deu as boas-vindas em nome da Advocacia. “A principal tarefa do juiz é cumprir e fazer cumprir o Direito Constitucional”, lembrou. “O juiz é, antes de mais nada, o guardião dos direitos fundamentais.”

O presidente da comissão do 185º Concurso e também da Seção de Direito Público do TJSP, desembargador Ricardo Henry Maques Dip, discursou em nome da banca e saudou os novos magistrados. Ele ressaltou a importância do trabalho que os empossados empreenderão na 1ª instância: “Sem bons juízes de primeiro grau, não haverá, de comum, uma verdadeira prestação de justiça!”, declarou.

Ao final de suas palavras, Dip compartilhou seus maiores ideais: “Este é o meu sonho, senhor presidente, o de que o bom Deus nos preserve no fiel amor pelo Direito, no leal amor da Justiça, no honesto amor pela nossa grande Magistratura paulista e nacional, e que eu morra um dia com a retidão deste amor em meu coração! E este sonho, eu muito queria que o compartissem estes novos Juízes”, afirmou o desembargador, que foi aplaudido de pé pelo público.

Por fim, o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, saudou os juízes recém-chegados. Agradeceu a banca do concurso “pelo trabalho valioso” em escolher as pessoas que “com certeza honrarão o Tribunal de Justiça”. Para os empossados, afirmou: “Vocês estão iniciando uma carreira promissora. Uma carreira que exige muito, mas que é extremamente gratificante: basta trabalhar com amor, comprometimento, com idealismo e dedicação”.

Paulo Dimas comentou que o Brasil vive momento difícil, mas fez questão de não se deter em lamúrias ou pessimismo. “O momento é de nos unirmos e trabalharmos para vencer a crise. O nosso Tribunal e os nossos magistrados com certeza são maiores do que qualquer crise.” O magistrado externou, ainda, sua alegria e emoção em poder receber os aprovados e deu valiosas lições. “Independente da idade ou da sua circunstância, o magistrado deve ser capaz de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança”, conclamou.

A mesa de honra do evento foi composta, também, pelo secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César, representando o governador; pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; pelo corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; pelo presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; pelo presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato De Salles Abreu Filho; pelos magistrados integrantes da banca do 185º Concurso para Ingresso na Magistratura, desembargadores Artur César Beretta da Silveira, Wanderley José Federighi e Alex Tadeu Monteiro Zilenovski; pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; e pelo procurador de Justiça Mário Antonio de Campos Tebet, representando o procurador-geral.

Compareceram, ainda, à solenidade o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o procurador geral do município de São Paulo, procurador Antonio Carlos Cintra do Amaral Filho, representando o prefeito; o ex-diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o diretor da EPM (biênio 2016-2017), desembargador Antonio Carlos Villen; o vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e do Instituto Paulista de Magistrados, desembargador Oscild de Lima Júnior; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o diretor de ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Reynaldo Simões Rossi, representando o comandante-geral; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fabio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; demais desembargadores, juízes, autoridades, familiares e amigos dos empossados.
 
185º Concurso – O certame contou com 11.641 inscrições. 421 pessoas foram aprovadas na prova objetiva e habilitadas para a segunda fase, de provas escritas (discursiva e prática de sentença). A terceira etapa envolveu sindicância da vida pregressa do candidato,  investigação social e avaliação física e psicológica.  A quarta etapa compreendeu as provas orais, com avaliação de 107 candidatos. 81 foram aprovados. A quinta e última fase tratou da avaliação de títulos para classificação final. Ao final, dois aprovados desistiram e um pediu adiamento da posse.

        Foram empossados hoje os seguintes juízes:

        Adriano Camargo Patussi
        Cesar Augusto de Oliveira Queiroz Rosalino
        Aline Sugahara Bertaco
        Tania da Silva Amorim Fiuza
        Celina Maria Macedo
        Jean Thiago Vilbert Pereira
        Andre Diegues da Silva Ferreira
        Patrícia Ribeiro Bacciotti
        Natália Berti
        Cláudia Guimarães dos Santos
        Valdemar Bragheto Junqueira
        Andréa Aparecida Nogueira Amaral
        Antenor da Silva Cápua
        Larissa Boni Valieris
        Gabriela Marques da Silva Bertoli
        Heloísa Helena Palhares Montenegro de Moraes
        Fábio Pando de Matos
        Silvia Camila Calil Mendonça
        Henrique Dada Paiva
        Marcio Augusto Zwicker Di Flora
        Danielle Camara Takahashi Cosentino
        Aline Aparecida de Miranda
        Airtom Marquezini Junior
        Gina Fonseca Corrêa
        André Luiz da Silva da Cunha
        Vivian Novaretti Humes
        Eliane Cássia da Cruz
        Artur Pessôa de Melo Morais
        Eduardo de França Helene
        Leonardo Christiano Melo
        Mauricio Jose Caliguere
        Fernanda Henriques Gonçalves
        Jamil Ros Sabbag
        Carlos Eduardo D'elia Salvatori
        Lucas de Abreu Evangelinos
        Patrícia da Conceição Santos
        Fernanda Pereira de Almeida Martins
        Luciano Correa Ortega
        Fabiana Marini
        Ana Helena Cardoso Coutinho Cronemberger
        Guilherme Facchini Bocchi Azevedo
        Olivier Haxkar Jean
        Fredison Capeline
        Guilherme Augusto de Oliveira Barna
        Mateus Lucatto de Campos
        Clarissa Somesom Tauk
        Ana Luiza Madeiro Diogo Cruz
        Iris Daiani Paganini dos Santos
        Antônio José Papa Júnior
        Michael Procópio Ribeiro Alves Avelar
        Érica Matos Teixeira Lima
        Iuri Sverzut Bellesini
        André Luiz Tomasi de Queiroz
        Juliana Guimarães Ornellas
        Erasmo Samuel Tozetto
        Vivian Bastos Mutschaewski
        Arielle Escandolhero Martinho Fernandes
        Rafaela D'Assumpção Cardoso Glioche
        Pedro Henrique Bicalho Carvalho
        Guilherme Henrique dos Santos Martins
        Eduardo Giorgetti Peres
        Acauã Müller Ferreira Tirapani
        Arthur Lutiheri Baptista Nespoli
        Danielle Galhano Pereira da Silva
        Ana Carolina Munhoz de Almeida
        Wilson Federici Junior
        Matheus Romero Martins
        Carolina Pereira de Castro
        Tatiana Saes Valverde Ormeleze 
        Ana Paula Mezzina Furlan
        Larissa Cerqueira de Oliveira
        Daniel Nakao Maibashi
        Renata Meirelles Pedreno
        Rafael Almeida Moreira de Souza
        Ana Carolina Gusmão de Souza Costa 
        Luiz Felipe Valente da Silva Rehfeldt
        Licia Eburneo Izeppe Pena
        Tiago Henrique Grigorini

Assine nossa newsletter