Notícias

15 de Abril de 2016

TJSP participa do III Fórum Nacional da Mediação e Conciliação

Começou nesta quinta-feira (14) o III Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). “Daqui sairão grandes ideias, grandes práticas e, acima de tudo, enunciados, que são muito importantes e orientativos para a atividade da conciliação e da mediação no País”, destacou o presidente do Fonamec e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) de Mato Grosso, juiz Hildebrando da Costa Marques.

O encontro vai até amanhã (15). A primeira palestra teve como tema “Perspectivas da mediação e da conciliação perante o novo CPC e a Lei de Mediação”. O coordenador do Nupemec do Tribunal de Justiça de São Paulo e primeiro presidente do Fonamec, desembargador José Roberto Neves Amorim, participou da mesa de debates. Ele falou sobre a expansão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) no território nacional e a contribuição das unidades para a pacificação das partes em conflito. “O Cejusc é a porta de entrada da conciliação. As prefeituras em todo o Brasil perceberam que as parcerias com os Centros e universidades são proveitosas para realização de mutirões, por exemplo. É preciso oferecer métodos adequados à população para solução de litígios, proporcionando celeridade, com atenção do Judiciário àquele que nos procura”, afirmou.

Já a segunda palestra, que abordou os tópicos “Emenda nº 2 à Resolução 125/2010, Sistema de Mediação Digital, Sistema de Mediação Digital em Execuções Fiscais Estaduais e Cadastro Nacional de Mediadores e Conciliadores”, teve participação do juiz do TJSP e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Bruno Ronchetti de Castro.

Em seguida, a juíza Vanessa Aufiero da Rocha, titular da 2ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Vicente, falou sobre “Mediação familiar: um importante instrumento para a transformação dos conflitos, dos relacionamentos e da própria Justiça de família”.
       
Também estão participando do Fórum o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha; a vice-presidente do TJMT e presidente do Nupemec/TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva; o juiz coordenador do Cejusc Central da Capital (SP), Ricardo Pereira Junior; demais desembargadores e juízes de todo o Brasil.

        *Com informações da Coordenadoria de Comunicação do TJ-MT

Fonte: TJSP

Assine nossa newsletter