Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca
História da Sede Regional

Há 100 anos, quem visitasse a região teria no mínimo dois problemas: não encontraria a cidade, devido à densa mata que cobria toda a área e seria facilmente localizado pelos índios Coroados ou Caingangues, os primeiros habitantes da região.

Com o surgimento da Estrada de Ferro Noroeste Brasil, iniciou-se o desmatamento. Um ponto de referência ganhou destaque e, em pouco tempo, transformou-se em uma estação denominando-se Araçatuba, que, no vocabulário indígena, significa Terra dos Araçás , marcando o quilômetro 281 do trajeto ferroviário. Assim fundou-se a cidade, em 2 de dezembro de 1908.

A década de 20 foi de intenso crescimento e diversificação da economia local. A lavoura do café se firmou e a cidade foi a maior produtora de arroz da região. Emancipada, tornou-se município, em 1921, e as pequenas indústrias foram surgindo em locais urbanizados.

Nas décadas seguintes, a cidade já se destacava, atraindo para si o comércio regional.

Vários produtos contribuíram para o crescimento econômico de Araçatuba, entre eles o algodão e o amendoim, tendo passado a ser conhecida como a cidade do boi gordo , devido à atividade pecuária. A partir daí, o desenvolvimento se acentuou, a população aumentou consideravelmente e o município, na década de 70, somou também a produção de álcool ao seu potencial econômico.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 126.154.416
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP