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Presidente Prudente recebe 3ª edição do Curso de Excelência no Atendimento e o Programa 5S
Sessão de Fotos Relacionada: Presidente Prudente recebe 3ª edição do Curso de Atendimento

Treinamento proporcionou intensos debates entre os participantes e reuniu diversos cartórios da região de Presidente Prudente em torno do atendimento excelente.

Presidente Prudente (SP) - Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais da região de Presidente Prudente reuniram-se no último sábado (29.05), no hotel Portal D" Oeste para acompanhar a terceira edição do curso Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e que contou com ampla participação dos inscritos que debateram os principais pontos relacionados ao atendimento excelente.

Ao longo deste ano, a Arpen-SP levará a todas as regiões do Estado de São Paulo o revolucionário conceito do Programa 5S, que revolucionou a prestação de serviços nas maiores empresas brasileiras e mundiais e, entre suas vantagens mais significativas estão à melhoria do ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes, o incentivo à criatividade, a redução de custos, a eliminação de desperdício, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a melhoria das relações humanas e a melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Antes do início da apresentação, o Diretor Regional de Presidente Prudente, Plínio Alessi, deu boas vindas aos participantes, destacando a atuação da Arpen-SP na promoção de cursos de capacitação pelo interior do Estado de São Paulo e conclamou a participação de todos nos projetos de aperfeiçoamento da entidade. "Além disso, gostaria de me colocar à disposição dos novos colegas registradores, para que possa auxiliá-los no que precisarem neste início de suas jornadas na atividade", disse.

Ao iniciar a exposição do tema, o Gilberto Cavicchioli, palestrante do evento, consultor de qualidade no atendimento ao cliente da Arpen-SP e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), destacou que o curso teria como principal objetivo "elevar a capacidade de atendimento ao público interno e externo da serventia", bem como "desenvolver novos conhecimentos e habilidades", "elevar a satisfação do cliente", e "melhorar o ambiente de trabalho". Em seguida, passou a elencar a trajetória do programa de qualidade no atendimento ao cliente promovido pela Arpen-SP, desde os primeiros treinamentos até a instituição do prêmio de qualidade.

Aos poucos, os participantes foram tendo acesso aos principais cuidados e detalhes no atendimento e no relacionamento ao público, à evolução dos serviços, às expectativas geradas por quem vai ser atendido, os serviços valorizados pelo usuário, a importância das instalações, as ferramentas de qualidade aplicadas ao atendimento excelente, os cinco por quês, o ambiente para o cliente interno e a fidelização de clientes.

"Estou adorando este curso, é excelente, pois nos motiva a aprimorarmos cada vez mais nosso relacionamento com o público", destacou a Oficiala de Narandiba, Rosimeire Solange dos Santos Ferreira. "Ouvindo a apresentação do professor é que damos conta de como somos importantes para as pessoas que atendemos e como isso se reflete na questão da fidelização", completou a Oficiala do município de apenas 5 mil habitantes.

Seguindo sua apresentação, Gilberto Cavicchioli falou sobre o processo de recuperação de clientes, mudança de percepção, as habilidades de quem atende e a importância de se surpreender o cliente. "É uma oportunidade única poder assistir um curso como este, do mais alto nível", disse o Oficial Substituto de Presidente Epitácio, Sidnei Pereira Júnior. "Antes de vir para o cartório trabalhei com vendas e nem lá pude presenciar um treinamento tão completo e motivador como este aqui", afirmou.

Na segunda parte de sua apresentação, Gilberto Cavicchioli tratou da implantação do Programa 5S pelos cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo. Segundo o palestrante, os conceitos do 5S: seiri (organização, utilização, liberação da área), seiton (ordem, arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (padronização, asseio, saúde) e shitsuke (disciplina e autodisciplina) são implantados como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.

"O curso é excelente, muito motivador e nos faz ter uma nova visão sobre o atendimento ao público", disse Cecília da Costa Luz Lourenço Pacheco, que assumiu no 6° Concurso Público o cartório da cidade de Marabá Paulista. "Fiz uma série de mudanças e investimento no cartório, que hoje está apto a atender bem o público, de acordo com as dicas que o professor nos apresentou hoje", disse.

Nesta etapa do treinamento, Gilberto Cavicchioli destacou os conceitos iniciais do Programa 5S, sua evolução ao longo do tempo, objetivos, benefícios e apontou. "O Programa 5S é uma mudança de cultura, deve ser feito em equipe e traz importantes ganhos de comportamento, como a sensibilização e a autodisciplina, iniciativa de identificar e resolver problemas, aprendizado com o trabalho em equipe e a auto avaliação", afirmou.

"Eu já tinha assistido uma parte desta apresentação quando estava no 1° Subdistrito de Bauru, mas este curso trouxe um algo a mais, com a questão do 5S e como podemos organizar o nosso cartório. Foi excelente", disse Marilidia Andreia de Araújo Zabotini, Oficial de Tupi Paulista. "Adorei o curso do Gilberto, veio trazer muitas novas dicas de como podemos nos aperfeiçoar sempre, pois no cartório, com a rotina do dia a dia, você nem dá conta de que cada atendimento pode ser único para aquele cliente", disse Rosangela Almeida de Oliveira, Oficiala de Pacaembu.

Em seguida, o palestrante nomeou um a um os cinco conceitos do programa, o descarte eficiente e o processo de premiação das equipes. "O Programa 5S exige educação, disciplina, persistência, vontade de mudar e melhorar continuamente", apontou. "Faça de todas as etapas uma rotina. Torne seu trabalho mais fácil, mais ágil, mais seguro e, principalmente, mais feliz", concluiu.

Participaram desta terceira edição do curso de Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S cartórios dos municípios de Alfredo Marcondes, Anhumas, Caiuá, Coronel Goulart, Emilianópolis, Eneida, Flora Rica, Irapuru, Marabá Paulista, Monte Castelo, Narandiba, Onda Verde, Ouro Verde, Pacaembu, Paulicéia, Panorama, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Santo Expedito, São João do Pau D" Alho, Tarumã, Tupi Paulista, 1° Tabelionato de Assis, 1° Tabelionato de Presidente Prudente e Registro de Imóveis de Dracena.


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