Notícias

06 de Dezembro de 2010

Araçatuba recebe última edição do Curso de Excelência no Atendimento ao Cliente

Regional concluiu cursos de capacitação da Arpen-SP previstos para o ano de 2010 com treinamento voltado à Qualidade Total.

Araçatuba (SP) - Neste sábado (04.12), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu o último treinamento do ano de 2010, voltado aos registradores e notários da Regional de Araçatuba com a realização do curso "Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S", ministrado pelo consultor de qualidade da entidade, Gilberto Cavicchioli.

A Diretora Regional de Araçatuba, Silvia Guarinon Corrêa Lodi, Oficial do Cartório de Registro Civil da cidade, abriu o encontro agradecendo a presença e, ao mesmo tempo, parabenizando a todos pela iniciativa de realizarem o curso. "Sei que todos aqui são experts em lidar com o usuário do cartório, que por si só tem inúmeras peculiaridades, mas tenho certeza que este treinamento trará outros conhecimentos que nos auxiliarão a sempre prestar um melhor serviço ao cidadão", disse.

Com cerca de 30 pessoas presentes no treinamento, Gilberto Cavicchioli, falou sobre a excelência no atendimento, apresentou aspectos da prática dos serviços diários nas serventias que implicam diferenças entre as necessidades dos usuários e suas expectativas quanto ao serviço prestado, assim como a importância do cumprimento do horário de atendimento, a paciência e atenção durante todo o período de trabalho.

O palestrante destacou ainda a fidelização do cliente e as estratégias para se manter o vínculo entre cartório e usuário, além da recuperação de clientes insatisfeitos. Também apresentou dicas sobre como interpretar as reclamações dos clientes, o que deve ser evitado durante o atendimento e a importância de surpreender o cliente.

"O curso é muito bom, pois traz uma visão diferente, de alguém de fora dos cartórios sobre o que pode ser melhorado em nosso serviço e traz ainda a vantagem de como estas melhorias podem ser aplicadas", disse Geovania de Freitas Venturin, Oficiala de Registro Civil de Piacatu.

Após a pausa para o coffee break, Gilberto apresentou aos presentes o Programa 5S e seus objetivos, um breve histórico da metodologia e o que significam os 5S - seiri (organização, utilização, liberação da área), seiton (ordem, arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (padronização, asseio, saúde) e shitsuke (disciplina e autodisciplina).

"É importante ressaltar a importância de um gestor para a implantação do programa, que também só terá resultado mediante um trabalho de equipe. Não existe líder sem liderados e vice versa. Lembrem-se que resistência é sinal de insegurança. Adotar os 5S é uma mudança de comportamento, tanto que existem os dez mandamentos do programa, mas, na essência, ele exige educação e disciplina, persistência, vontade de mudar e melhorar continuamente", finalizou Gilberto, que informou ainda que o programa visa a sustentabilidade.

Participaram do Curso "Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S" em Araçatuba os cartórios de Registro Civil de Araçatuba, Andradina, Birigui, Coroados, Lavínia, Mirandópolis, Piacatu, Clementina e Santo Antonio do Aracanguá.

Assine nossa newsletter