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Regional de Marília promove Curso de Excelência no Atendimento ao Cliente
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Conceitos do Programa 5S, voltado, entre outros pontos, ao desenvolvimento do trabalho em equipe, resultando na Qualidade Total, é apresentado aos cartórios da Regional de Marília.

Marília (SP) - Neste sábado (28.08), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu treinamento voltado aos registradores e notários da Regional de Marília com a realização do curso "Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S", ministrado pelo consultor de qualidade da entidade, Gilberto Cavicchioli.

O Diretor Regional de Marília, Antonio Francisco Parra, também Oficial do município, abriu o encontro agradecendo a presença e, ao mesmo tempo, parabenizando a todos pela iniciativa de realizarem o curso. Com cerca de 80 pessoas presentes no treinamento, Gilberto Cavicchioli, falou a respeito da excelência no atendimento, apresentou aspectos da prática dos serviços diários nas serventias que implicam diferenças entre as necessidades dos usuários e suas expectativas quanto ao serviço prestado, assim como a importância do cumprimento do horário de atendimento, a paciência e atenção durante todo o período de trabalho.

"O curso é importante para que nós, Oficiais e prepostos, aprendamos como tratar, como atender melhor os nossos usuários. Como disse o professor, aprender sempre é bom, nós acumulamos conhecimento. O aprendizado é sempre importante e nunca é demais", disse Silvio Osmar Martins, Oficial de Registro Civil de Vera Cruz.

O palestrante destacou ainda a fidelização do cliente e as estratégias para se manter a o vínculo entre cartório e usuário, além da recuperação de clientes insatisfeitos. Também apresentou dicas sobre como interpretar as reclamações dos clientes, o que deve ser evitado durante o atendimento e a importância de surpreender o cliente.

"Se existe algo que eu possa passar a todos vocês, e que fique gravado na memória, é que se permitam ser criativos, sejam o ponto fora da curva. Lógico, respeitem as normas. Tenham iniciativa, estudem, aprofundem seus conhecimentos, desenvolvam a habilidade de atender bem seus clientes. Talvez esta seja a arma mais poderosa, hoje. Os Oficiais querem pessoas com ambição, empreendedoras, com vontade de aprender", afirmou Gilberto.

"Já estava aguardando este curso há um bom tempo. Eu queria participar, aliás, sempre que posso participo dos cursos e eventos da Arpen-SP. O curso é muito bom, excelente. Acho que vai ajudar muito no nosso atendimento. A Arpen-SP está de parabéns pela iniciativa", comentou Antonio Carlos da Silveira, Oficial de Registro Civil de Oscar Bressane.

Após a pausa para o coffee break, Gilberto apresentou aos presentes o Programa 5S e seus objetivos, um breve histórico da metodologia e o que significam os 5S - seiri (organização, utilização, liberação da área), seiton (ordem, arrumação), seiso (limpeza), seiketsu (padronização, asseio, saúde) e shitsuke (disciplina e autodisciplina).

"A importância deste curso é trazer uma maior interação entre os funcionários e conhecer as novas técnicas a serem empregadas no dia a dia da serventia, melhorando assim a qualidade do nosso atendimento", afirmou Silvio Roberto Ferreira Junior, Oficial do cartório do 1º Registro de Imóveis de Marília.

"É importante ressaltar a importância de um gestor para a implantação do programa, que também só terá resultado mediante um trabalho de equipe. Não existe líder sem liderados e vice versa. Lembrem-se que resistência é sinal de insegurança. Adotar os 5S é uma mudança de comportamento, tanto que existem os dez mandamentos do programa, mas, na essência, ele exige educação e disciplina, persistência, vontade de mudar e melhorar continuamente", finalizou Gilberto, que informou ainda que o programa visa a sustentabilidade.

Participaram do curso "Excelência no Atendimento ao Cliente e o Programa 5S" em Marília os cartórios de Registro Civil de Assis, Bastos, Borá, Conceição do Monte Alegre, Lupércio, Marília - 1º Registro de Imóveis, Marília, Oscar Bressane, Paraguaçu Paulista, Quintana, Tupã, Vera Cruz e Santa Cruz do Rio Pardo.


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