Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

São José dos Campos recebe curso de Grafotécnica e Documentoscopia
Sessão de Fotos Relacionada: São José dos Campos recebe edição do curso de Grafotécnica

Curso ministrado pelo professor Luiz Gabriel, contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas neste sábado (10.11).

São José dos Campos - A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu neste sábado (10.11), mais uma edição do curso de Grafotécnica e Documentoscopia de 2012. Ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos, o evento foi acompanhado por cerca de 60 pessoas objetivando esclarecer dúvidas sobre as diversas formas de se analisar a autenticidade de documentos e assinaturas.

O evento foi aberto pelo Diretor Regional e Oficial de Lorena, Fábio Alessandro MonteAlbano, que esteve acompanhado pelo vice-presidente da Arpen-SP, Luís Carlos Vendramin Júnior.

Para iniciar a programação o professor apresentou o objetivo do curso, "Nosso principal propósito é evitar as falsificações grosseiras e não aquelas que apenas um perito é capaz de identificar, pois elas correspondem a 99% dos casos de documentos falsos que chegam nos cartórios", afirmou Luiz Gabriel, ressaltando a importância desse trabalho. "O cartório é responsabilizado apenas quando deixa passar essas falsificações grosseiras, tanto de documentos quanto de assinaturas".

O perito mostrou as principais características do modelo nacional da carteira de identidade, instituído pela lei 7.116 de 29/08/83 e as diferenças existentes entre os modelos estaduais, "O que dificulta nosso trabalho é o fato das carteiras de identidade não terem um sistema de cadastros em nível nacional, pois os cadastros estaduais não se interligam ainda. Essa cooperação poderá ocorrer com a implantação do novo modelo nacional digitalizado", explicou o professor.

Em seguida demonstrou as técnicas que devem ser utilizadas na identificação das falsificações, como o uso da luz ultravioleta e da lupa na análise de detalhes e a comparação de assinaturas. O perito reforçou os detalhes que precisam ser avaliados na análise de um documento falso, uma vez que as falsificações são muito grosseiras. O palestrante também falou sobre a falsificação de assinaturas. "A palavra falsa não pode passar pelo balcão, mas temos obrigação de eliminar as falsificações grosseiras de forma rápida. Esse é o objetivo do curso", finalizou.

Participaram desta edição do Curso de Grafotécnica e Documentoscopia da Arpen-SP os Cartórios de Registro Civil de Aparecida, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Jacareí, Cordeirópolis, Lorena, Monteiro Lobato, Paraibuna, Piquete, Redenção da Serra, Santa Branca, Santa Isabel, 1° Subdistrito de São José dos Campos, Distrito de Sapopemba, Ubatuba e 2° Subdistrito de Taubaté.


Deixe seu comentário
 
 
683850

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.850.377
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP