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26 de Junho de 2007

Qualidade no Atendimento ao Cliente é sucesso em Presidente Prudente

Ministrado pelo professor Gilberto Cavvichioli, curso reuniu cartórios de várias localidades do interior paulista

Presidente Prudente (SP) - "Atender às expectativas dos clientes". Imbuídos dessa missão, no último sábado (23.06) registradores civis e notários estiveram lotando o auditório do Hotal Portal D'oeste, em Presidente Prudente, interior do Estado de São Paulo, para participar do curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente.

Na ocasião, 83 registradores civis e notários tiveram a oportunidade de participar do prestigiado curso, que vem sendo promovido pela Arpen-SP desde o final de 2005.

Ministrado pelo professor Gilberto Cavvichioli e coordenado pelo diretor regional de Presidente Prudente, Plínio Alessi, o curso mobilizou oficiais, tabeliães e escreventes de Presidente Prudente, contando ainda com a participação de cartórios das cidades de Alfredo Marcondes, Alvinlândia, Anhumas, Arco-Íris, Assis, Emilianópolis, Estrela do Norte, Flora Rica, Herculândia, Panorama, Paraguaçu Paulista, Piquerobi, Presidente Bernades, Queiroz, Rancharia, Rinópolis, Sandovalina, Santo Expedito, Tarumã e Teodoro Sampaio.

"A participação maciça de tantos cartórios de outras cidades é uma demonstração evidente de que a classe está absolutamente comprometida com a qualidade do atendimento que oferece à população", ressaltou Alessi.

O curso foi aberto com uma breve apresentação do professor, que comentou o trabalho que tem sido realizado com a entidade há quase dois anos, conscientizando a categoria quanto à importância de se prestar à sociedade um serviço pautado na excelência.

E para dar início ao curso, Cavvichioli destacou a evolução por que tem passado o atendimento ao cliente, como o conceito evoluiu e adquiriu a inquestionável importância ao longo dos anos, os estágios do atendimento e a empatia que precisa ser trabalhada ou desenvolvida para entender exatamente aquilo que o cliente está buscando, dentre outras premissas.

Para a oficial substituta do Registro Civil de Nova Guataporanga, Celyna Macedo da Silva, o curso só veio a somar. "Existem muitas atitudes e iniciativas apresentadas aqui que já estão sendo colocadas em prática no cartório e tantas outras que, certamente e na medida do possível, serão absorvidas", afirmou.
Como destacado na reportagem divulgada no site e na revista mensal da Arpen-SP, é muito importante que os oficiais participem do curso, uma vez que a mudança na mentalidade de como se atende os clientes passa, necessariamente, pelo oficial do cartório.

"Perseguimos o ideal de atendermos nossos clientes da melhor maneira possível. Infelizmente meu escrevente não pôde participar, mas vou passar pra ele, e para os demais funcionários, tudo o que absorvi durante o curso, para que possamos aperfeiçoar o atendimento oferecido aos nossos clientes", declarou o oficial de Registro Civil de Rinópolis, Antônio César Ratti.

Muitos oficiais levaram seus escreventes e boa parte do quadro de funcionários do cartório com o objetivo de uniformizar e dinamizar o atendimento prestado pela serventia. Foi o caso do 1º Tabelionato de Notas de Assis, cartório que levou todos os seus funcionários. "A idéia de se participar deste curso partiu do tabelião, para que tivéssemos a oportunidade de aprender coisas novas e implementá-las no dia-a-dia do cartório. Por isso, todos os funcionários vieram", disse o escrevente Cristiano Sales Becheli.

Mas aqueles que não puderam levar todos os seus funcionários provavelmente não terão com o que se preocupar. Isso porque aqueles que se faziam presentes na ausência dos colegas garantiram levar todo o conteúdo ministrado no curso àqueles que não tiveram a mesma oportunidade, como prometeu o escrevente do Registro Civil de Paraguaçu Paulista, Fábio Rodrigo G. Scala: "A iniciativa de se participar deste curso partiu da oficial do meu cartório, que, sempre em busca de um melhor atendimento ao cliente, apóia muito iniciativas como essa. Viemos nós dois, mas pretendo passar para os meus colegas de trabalho todo o aprendizado que obtive através desta aula".

Durante o curso Cavvichioli também apresentou os 8 mandamentos do atendimento ao cliente, citou atitudes que levam o cliente a dar preferência pelo atendimento prestado por um determinado cartório em detrimento do outro, deu dicas de como tirar proveito da reclamação do cliente, além de esclarecer aos participantes o conceito de "atendimento excelente".

"Depois de hoje, creio que passaremos a enxergar o cliente e o serviço que prestamos e ele sob uma nova perspectiva. Afinal, queremos atender a todas as expectativas dos nossos clientes. E esse curso é muito importante no sentido de nos preparar para prestar esse tipo de atendimento", enfatizou o escrevente do Registro Civil de Teodoro Sampaio, Cristiano Garcia Castanheira.

O curso foi finalizado com a apresentação de um DVD, que resume muito bem o conceito do "diferencial", aquilo que só o seu cartório pode fazer pelo cliente, iniciativas que podem destacá-lo em meio a uma sociedade que anda mais exigente do que nunca.

Para Cavvichioli o curso superou as suas expectativas, dado o elevado grau de comparecimento e o interesse por parte da turma. O professor também fez questão de destacar a importância que a cidade de Presidente Prudente, e também as cidades que a circundam, vem adquirindo no cenário geral, atentando para que todos levassem o comentário em consideração. "Vocês vivem em um lugar que vem ganhando cada vez mais destaque e mais importância. Portanto, não desanimem, dêem valor a isso e procurem sempre a excelência no atendimento que prestam à população", finalizou.

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