Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Ribeirão Preto recebe o 3º Workshop de Certificação Digital da Arpen-SP
Sessão de Fotos Relacionada: Ribeirão Preto recebe o 3º Workshop de Certificação Digital

Evento realizado no município reuniu cartórios da região para abordar conhecimentos do novo serviço

Na tarde do último sábado (22.09) registradores e notários da região de Ribeirão Preto tiveram a oportunidade de entender a certificação digital, tecnologia que chegou para ficar de uma vez por todas na vida do cidadão e que promete revolucionar o dia-a-dia dos cartórios brasileiros. O Workshop sobre Certificação Digital foi promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), em parceria com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib).

Contando com a presença de mais de 100 pessoas que lotaram o auditório do Hotel JP, o consultor Manuel Mattos falou por cerca de quatro horas a registradores e tabeliães explicando passo a passo o que é, para que serve, como se obtém e como serão utilizados, pelos cartórios e pela população, os serviços relacionados à certificação digital.

Representando a Arpen-SP estiveram presentes os diretores regionais de Ribeirão Preto, Ademar Custódio, e o diretor regional de Barretos, José Geraldo Spínola Guimarães.

A apresentação foi aberta pelo diretor da regional, Ademar Custódio, que falou sobre os benefícios e vantagens que a certificação digital trará para os registradores. "A Arpen-SP e o Irib estão de parabéns pela iniciativa. Podemos perceber claramente o contentamento dos participantes em compreender a certificação digital que vai mudar e dinamizar nossas atividades, tanto financeiramente quanto tecnologicamente. Temos que acompanhar esta evolução", comentou. "Os cartórios não podem deixar de ocupar este espaço. Essa tecnologia é uma realidade e nós temos que entrar nela", completou o diretor regional de Barretos.

Para dar início à palestra, o consultor de Certificação Digital da Arpen-SP apresentou as principais inovações pelas quais o setor tem passado, discorrendo sobre as diferenças que hoje existem entre o mundo físico e o mundo virtual. Mattos também explicou como se deu o processo que originou o certificado digital, destacando a importância do surgimento do e-mail nessa cadeia evolutiva.

De forma clara e objetiva, o palestrante deu continuidade à palestra, dirimindo dúvidas que a platéia tinha sobre a matéria. Um ponto muito destacado durante a palestra foi a questão da capilaridade dos cartórios e, conseqüentemente, a sua eficiência em tornar o certificado digital um bem comum a todos os cidadãos brasileiros. Isto porque os cartórios estão presentes em todo o território nacional e representam hoje um elo muito forte com a sociedade.

A estrutura da cadeia da certificação digital também foi apresentada, sendo explicado o papel do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), do ICP-Brasil, das ACs, ARs e também das instalações técnicas, às quais possibilitarão aos cartórios realizarem a identificação das pessoas e a emissão dos certificados digitais para os seus usuários em suas respectivas cidades.

O palestrante também falou sobre a instalação da Autoridade Certificadora Brasileira de Registro (ACBR), que reúne registradores civis, imobiliários e de títulos e documentos, da aprovação pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) do credenciamento da AR-Arpen-SP e das vantagens que o fornecimento dos certificados digitais pelos cartórios trará à população, tais como maior capilaridade e distribuição geográfica, ambiente seguro de guarda documental, qualificação profissional, responsabilidade civil, credibilidade e confiança, além da fé pública, da qual todo o registrador é dotado.

O palestrante também discorreu sobre a cadeia de segurança da certificação digital, além de explicar passo a passo como se dará à validação de um certificado digital, documento que tem a validade de 3 anos e que pode ser armazenado tanto em um token como em um smart card, sendo, para essa modalidade de certificado, necessária a compra de um acessório que o conecte ao computador.

Muitos exemplos sobre a aplicação da certificação digital foram introduzidos e explanados. A modernização e informatização do Judiciário, devido às Leis 11.280 e 11.419, a AC Jus integrando a ICP-Brasil, o credenciamento da ACBR e AC Notarial e o lançamento do Ofício Eletrônico deram sustentação à necessidade da entrada dos cartórios na era digital.

Para finalizar o Workshop foi aberta ao público uma sessão para perguntas. O consultor esteve respondendo às mais diversas dúvidas que surgiram com as explicações da primeira parte do trabalho. "Esta parte de perguntas foi excepcional, pois nos deu a oportunidade de tocar em alguns aspectos práticos que tocam diretamente assuntos relacionados com as serventias. Foi muito positivo", concluiu Manuel Mattos.

"Gostaria de parabenizar e agradecer a Arpen-SP e o Irib pela iniciativa do workshop sobre certificaçao digital. A intensificação e a massificação do uso de documentos eletrônicos é inevitável e necessária, o que acarreta a necessidade de garantir sua autenticidade, impondo a todos os notários e registradores o dever de conhecer e participar desta tecnologia", finalizou Valéria Regina Zuanetti, aprovada no 4° concurso, para assumir o 2° Registro Civil de São José do Rio Preto.


Deixe seu comentário
 
 
358365

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 132.332.436
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP