Notícias

01 de Março de 2008

Regional de Ribeirão Preto promove Ciclo de Debates com novos Oficiais da região

Em uma iniciativa inédita, a diretoria regional de Ribeirão Preto, coordenada pelo 3° Oficial de Registro Civil de Ribeirão Preto, Antônio Rodini Luiz, e pelo Oficial Substituto Fernando Rodini realizou no último dia 29 de fevereiro, o 1° Ciclo de Debates da Arpen-SP com os novos Oficiais aprovados no 4° Concurso Público para Outorga de Delegações de Notas e Registro Civil do Estado de São Paulo.

O encontro, que contou também com a coordenação do Oficial Designado do Cartório de Registro Civil e Tabelião de Notas do Distrito de São Lourenço do Turvo, Durvalino Cristiano Wetterich Domingues, e do Oficial Substituto do 1° Registro Civil do município de Ribeirão Preto, Alexandre Zancopé, que também responde pelo cartório do município de Guatapará, teve a participação do presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima, do vice-presidente, Ademar Custódio, e da tesoureira da entidade, Marlene Marchiori, Oficiala do 37° Subdistrito da Capital, Aclimação.

Além de proporcionar a integração com os novos titulares de delegações de registro civil do Estado de São Paulo, o 1° Ciclo de Debates promovido pela Arpen-SP, discutiu diversos temas práticos da atividade diária dos cartórios paulistas, procurando unificar os procedimentos dos cartórios de registro civil da região.

"Achei que este encontro foi muito produtivo. Procuramos discutir temas diários da nossa atividade e dar um enfoque bastante prático, aliando a teoria que os aprovados no concurso já possuem com a experiência da prática diária que os mais antigos possuem", destacou Fernando Rodini. "A própria resposta que tivemos, com a participação de muitos colegas que assumiram as serventias já mostra que este primeiro encontro foi bastante positivo", completa Domingues.

Entre os participantes, o 1° Ciclo de Debates promovido pela Arpen-SP em Ribeirão Preto foi bastante elogiado. "Foi muito bom, uma iniciativa excelente", disse a nova Oficiala do município de Miguelópolis, Eliana Lorenzato Marconi. "Foi realmente excelente, muito produtivo, pois promoveu a troca de experiência de temas essencialmente práticos", disse o Oficial do município de Sertãozinho, Fernando Oliveira Fernandes.

Entre os temas práticos debatidos estiveram questões envolvendo mandados de adoções, declarantes do registro de nascimento, cópias autenticadas, averbações, inscrição de casamento religioso, omissão ou erro no registro, correção de registro, comunicações à Junta Comercial, abertura de novos livros, comunicação de segundas núpcias e procedimentos de reconhecimento de filhos.

"Abrimos um e-mail para o recebimento de questionamento dos novos Oficiais. Com base nestas questões elaboramos o roteiro de trabalho que discutimos esta noite", explica Fernando Rodini. "Foram abordadas questões bem práticas, dificuldades que são comuns à maioria dos cartórios. Foi uma iniciativa bem produtiva", comentou o Oficial do município de Santa Rosa do Viterbo, André Luis Mendes.

Participaram do encontro realizado em Ribeirão Preto 8 dos 10 novos Oficiais da região, representando os cartórios de Miguelópolis, Pitangueiras, Sertãozinho, Cajuru, Jardinópolis, Altinópolis, Santa Rosa de Viterbo e o 2° Registro Civil do município de Ribeirão Preto. "Foi excelente. Pudemos debater assuntos que são do interesse de todos e envolvem diretamente a prática do Registro Civil", finalizou o Oficial do município de Altinópolis, André Ribeiro Ferreira.

Assine nossa newsletter