Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Ribeirão Preto abre série de cursos de Grafotécnica Digital em São Paulo
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Grafotécnica Digital em Ribeirão Preto

Tradicional centro de eventos da Arpen-SP, cidade recebeu grande público para o primeiro dos dezoito cursos de preparação para a formação de agentes de registro.

Contando com o auditório do hotel JP, na cidade de Ribeirão Preto, completamente tomado, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) realizou no último sábado (01.03), com grande sucesso, o primeiro dos dezoito cursos de Grafotécnica Digital que ministrará ao longo do ano de 2008, como preparativo para o curso de formação de Agentes de Registro, que em breve poderão iniciar trabalhos com a certificação digital.

Ao longo de sete horas de aula, os 70 participantes desta primeira edição acompanharam o desenvolvimento de explicações teóricas e práticas da Documentoscopia e da Grafotécnica, ministrada pelo palestrante Luiz Gabriel Costa Passos, perito aposentado do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná.

O curso realizado no tradicional centro de eventos da Arpen-SP contou com a presença da diretoria executiva da Associação, por meio de seu presidente, Odélio Antônio de Lima, seus dois vice-presidentes, Ademar Custódio e José Cláudio Murgillo, da tesoureira da entidade, Marlene Marchiori e do assessor especial da presidência, Lázaro da Silva. Participaram ainda os diretores regionais de Ribeirão Preto, Fernando Rodini, que esteve representando o diretor, Antônio Rodini Luiz, de Araraquara, Alberto Scarpa Varanda, de Franca, Wilian Furlani, e de Barretos, José Geraldo Spínola Guimarães.

O curso contou com a presença de ampla maioria de registradores civis, representando os cartórios dos municípios de Bebedouro, Brodowski, Caconde, Descalvado, Guararapes, Ituverava, 1° Registro Civil de Jaboticabal, 2° Registro Civil de Jaboticabal, Jardinópolis, Miguelópolis, Pedregulho, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Promissão, 1° Registro Civil de Ribeirão Preto, 2° Registro Civil de Ribeirão Preto, 3° Registro Civil de Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Serrana e Sertãozinho, além do 1° Tabelionato de Notas de São Carlos.

"Foi uma experiência muito gratificante. Estou extenuado, por que são muitas horas e o trabalho é muito extenso, mas ao mesmo tempo feliz e satisfeito por ter cumprido todo o cronograma e atingido o objetivo de preparar todos os participantes para a um exame detalhado, eficaz e detalhista dos documentos que são utilizados nos reconhecimentos de firmas e nas autenticações", afirmou Luiz Gabriel Costa Passos. "O envolvimento e a participação de todos foram contagiantes durante toda a aula", completou.

Experiente em assistir a diversos cursos de Grafotécnica no Estado de São Paulo, a tesoureira da Arpen-SP e registradora civil do 37° Subdistrito da Capital, na Aclimação, Marlene Marchiori, elogiou o novo curso de grafotécnica digital. "Muitos detalhes que nunca tinha visto antes foram abordados nesta aula que, apesar de extensa, foi bastante detalhista e minuciosa. Gostei muito", comentou.

Antes do início do curso, o presidente da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima, o diretor regional, Fernando Rodini, e o vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, agradeceram à presença de todos e relataram as novidades e acontecimentos que devem ser motivo de atenção e acompanhamento por parte dos Oficiais.

O curso foi proposto em dois módulos. No primeiro, foram detalhadas as questões envolvendo a Grafotécnica, particularmente os temas da verificação rápida de assinaturas. Em seguida foram abordadas a verificação de cédulas de identidade, com toda a sua contextualização histórica e atual, e a carteira nacional de habilitação, com destaque para suas falsificações e modelos.


Deixe seu comentário
 
 
485132

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.850.718
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP