Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Sorocaba realiza 3ª edição do curso de Grafotécnica Digital da Arpen-SP
Evento reuniu 70 pessoas na sede da regional e preparou participantes a se tornarem aptos para realizar o curso de agentes de registro para trabalhar com certificação digital.

Cumprindo o cronograma de cursos estabelecidos por sua diretoria, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) promoveu no último sábado (05.04) a terceira edição do curso de Grafotécnica Digital, ministrado pelo professor Luiz Gabriel da Costa Passos, em evento realizado no Grand Hotel Royal, na cidade de Sorocaba.

Abrindo o evento, o vice-presidente da Arpen-SP, José Cláudio Murgillo, e o diretor regional de Sorocaba, Sebastião Santos da Silva, enalteceram a iniciativa da Arpen-SP e enfatizaram a importância da capacitação e aperfeiçoamento dos cartórios. "Quem não se aprimora acaba perdendo espaço e quem compareceu hoje aqui está dando um passo à frente de seus concorrentes", destacou o diretor regional. "O curso é extenso, mas por isso é completo e vocês estão de parabéns por buscarem o aperfeiçoamento de seu trabalho e a capacitação de seus funcionários", afirmou o vice-presidente da Arpen-SP.

Ministrado pelo perito em documentoscopia, Luiz Gabriel Costa Passos, o curso focou os métodos de identificação rápida de assinaturas falsas por meio de características marcantes da escrita, como a forma, o traçado e o movimento das assinaturas. Em um segundo momento, o palestrante discorreu sobre a identificação de carteiras de identidade e carteiras de habilitação falsificadas, mostrando os modelos existentes em todo o Brasil e os meios mais fáceis para a identificação de cópias adulteradas.

Passos explicou a importância dos serviços cartorários na identificação de fraudes e ainda o papel individual de cada funcionário na análise dos documentos e assinaturas. "As assinaturas feitas em cartório são espetaculares, porque são espontâneas. Já solucionei vários casos com a ajuda dos cartórios", acrescentando que não se deve confundir o trabalho das serventias com os serviços especializados de perícia. "Quem trabalha em cartório tem que identificar falsificações grosseiras, o resto é por conta dos peritos".

Participaram desta 3ª edição do curso de Grafotécnica Digital os cartórios dos municípios de Apiaí, Boituva, Brigadeiro Tobias, 1° Subsditrito de Campinas, Distrito do Capão Redondo, Éden, 1° Subsditrito de Itapetininga, Itararé, Jacupiranga, Pilar do Sul, São Caetano do Sul, 1° e 2° Subsditritos de Sorocaba, Vargem Grande Paulista, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim.

Para o Registrador Civil e Tabelião de Notas do Distrito do Éden, em Sorocaba, Pedro Bento Alves Filho, o curso foi bastante completo e trouxe diversos aspectos contundentes da atividade diária do cartório. "Foram colocados pontos que em outras apresentações nem foram abordados. Achei o curso bastante completo e minucioso", destacou. A mesma opinião foi compartilhada pelo registrador civil do município de Itararé, Marcelo Barbi. "Estamos querendo implantar logo o reconhecimento de firmas no cartório, por isso viemos até Sorocaba", disse, destacando o tempo de quase 2h30 percorridas até o local do curso. "Mas saio satisfeito, o curso foi completo e trouxe uma boa base para iniciarmos os trabalhos em Itararé", completou.

O novo curso de Grafotécnica Digital foi aprovado também pelo diretor regional de Sorocaba, Sebastião Santos da Silva. "Já assisti e participei de vários cursos, mas sem dúvida este foi o mais completo. Um detalhe que me marcou foi a ênfase que o palestrante deu a questão da identificação das assinaturas: temos que procurar também as semelhanças e não só as diferenças. Detalhes como este certamente ajudarão na prática do dia a dia", finalizou.

O curso de Grafotécnica Digital tem o objetivo de preparar oficiais, substitutos, escreventes se auxiliares para tornarem-se habilitados para realizar, posteriormente, o curso de formação de "Agentes de Registro". Nas próximas semanas, Luiz Gabriel Costa Passos levará o curso para outras regiões do Estado. Não perca o período de inscrições na sua região.


Deixe seu comentário
 
 
241359

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.126.076
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP