Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Curso de Documentoscopia em Presidente Prudente reúne Oficiais de toda a regional
Sessão de Fotos Relacionada: Curso de Documentoscopia em Presidente Prudente

A Arpen-SP, através da regional de Presidente Prudente, coordenada pelo oficial Plínio Alessi, realizou no último sábado (13.03.2004) mais um Curso de Documentoscopia, ministrado pelas peritas do Instituto de Criminalística de São Paulo, Maria Leonor Bittencourt Costa e Salete M. Saldon. A exemplo do evento ocorrido na semana passada em Marília, o objetivo do evento foi aperfeiçoar e oferecer subsídios para que possam ser detectadas falsificações e adulterações em documentos.

O curso, o segundo realizado na gestão do atual presidente da Associação, Nélson Hidalgo Molero, contou com grande presença de Oficiais da região de Presidente Prudente e contabilizou em suas duas turmas um total de 76 participantes, entre Oficiais e funcionários. Além do atual presidente, presenciou o evento o diretor regional de Araraquara, Sinval de Oliveira Salvador.

O técnica da documentoscopia é basicamente dividida em dos aspectos, a escrita manual -caracterizada pela individualidade gráfica, resultante de estímulos cerebrais e, portanto, peculiar a cada punho - e a escrita mecânica, produzida por meios como textos datilografados, impressões eletrônicas, fac-similiares de carimbo e autenticações mecânicas.

Segundo Maria Leonor, o curso servirá de base para que o funcionário do cartório ou até mesmo o Oficial faça a análise de um documento através de uma definição técnica. "Hoje apresentamos em uma linguagem técnica o que é a falsificação, como ela acontece e quais as técnicas que podemos utilizar para identificá-la. Não vou dizer que quem fez o curso vai tornar-se um expert em documentospia, mas com certeza ele terá maiores subsídios para oferecer segurança na prestação de seu serviço", comentou.

Responsável pela organização do evento, o Oficial do cartório de Presidente Prudente, Plínio Alessi ressaltou que a região se beneficiará deste evento promovido pela Arpen-SP. "Para Presidente Prudente é sempre importante ter eventos como este. O pessoal daqui, por estar um pouco mais afastado, tem maiores dificuldades em entrar em contato com este tipo de informação. Trazê-las para cá é muito importante e a Arpen-SP tem feito um trabalho sensacional neste quesito", disse

Alessi aproveitou para comentar o trabalho que vem sendo feito pela diretoria da Associação. "De uma maneira geral os cartório de Registro Civil de São Paulo estão bem unidos, a classe está bem unida. Hoje acho que todos já tem a consciência de que temos que oferecer melhores serviços para a população, procurar sempre facilitar a vida do cidadão. Estamos aos poucos mudando o conceito antigo do que era um cartório", completou.

Presente ao curso de documentoscopia, o presidente da Arpen, Nélson Hidalgo Molero, reforçou ao final do evento as iniciativas que a Arpen-SP vem buscando junto aos órgãos competentes para aperfeiçoar os trabalhos do Registro Civil e aproveitou para dar um recado. "Em breve, a Intranet irá ser normatizada pela Corregedoria Geral de Justiça e o Oficial que não estiver conectado em rede estará trabalhando fora das normas de serviço. Por isso é cada vez mais importante e urgente que trabalhemos em função de aperfeiçoar o nosso sistema de comunicações e que aqueles que ainda não estão conectados que o façam o mais rápido possível".

Os participantes do evento ainda tiveram acesso as últimas iniciativas da Arpen-SP e ao andamento de propostas como o pedido de ressarcimento das comunicações enviadas aos órgãos públicos e o andamentos da elaboração dos editais de concursos. A Arpen-SP ainda informa que os participantes do curso de Documentoscopia em Presidente Prudente estarão em breve recebendo seus respectivos diplomas.

Leia matéria completa na próxima edição do Jornal da Arpen-SP


Deixe seu comentário
 
 
570689

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539
E-mail: arpensp@arpensp.org.br

Nº de Visitas: 140.732.223
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP