Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Eventos

Ação conjunta dos 3 Subdistritos marca participação do Cartório Itinerante no aniversário de Ribeirão Preto
Sessão de Fotos Relacionada: Cartório Itinerante participa de ação social em Ribeirão

Mais de 200 certidões foram solicitadas de forma gratuita em atendimento realizado por funcionários das 3 serventias do município.

Ribeirão Preto - Nos dias 18, 19 e 20 de junho, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), participou das atividades realizadas em comemoração aos 153 anos da cidade de Ribeirão Preto, com a presença conjunta dos cartórios do 1º, 2º e 3º Subdistritos de Registro Civil da cidade que prestaram atendimento à população da cidade que pode solicitar as 2ªas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.

"Hoje consegui tirar a 2ª via das certidões de nascimento de 2 netos e 2 filhos, além da certidão de casamento, que meu marido havia perdido há quase 2 anos", comemorou Izilda Joana Klemp. "Achei a ação ótima, porque às vezes não temos recurso", completou. Edmárcia de Souza Costa da Rocha solicitou a certidão de casamento atualizada para poder se separar e também saiu satisfeita. "A gente gasta menos tempo e tem menos custo no bolso", enfatizou.

O Oficial do 2º Subdistrito de Ribeirão Preto, Leonardo Munari de Lima, achou muito gratificante participar da iniciativa. "A ação de nos reunirmos (os 3 cartórios) e atendermos a população é vital para mostrar a união da classe e que estamos juntos em prol da manutenção do subregistro zero. Fico muito feliz ao ver as pessoas saírem contentes e gratas daqui, uma senhora até me convidou para tomar um cafezinho na casa dela, que fica aqui em frente ao local em que o ônibus está atendendo", disse.

"É uma iniciativa muito válida, pois fortalece esse trabalho social tão bem desenvolvido', comentou o Oficial Substituto do 3º Subdistrito, José Augusto Fernandes Damando. "Individualmente temos expressão pequena, mas juntos, alcançamos um campo maior e a ação torna-se mais expressiva", enfatizou o Oficial do 3º Subdistrito, Antônio Ernesto Rodini Luiz. "Já participamos de várias caravanas e cada uma é uma emoção. É muito gratificante saber que estamos ali para ajudar alguém", comentou Sheila Maris Praxedes Pr. De Andrade, gerente administrativa do 1º Subdistrito.

A presença do cartório itinerante da Arpen-SP não passou despercebida por ilustres da região. Na 5ª feira (18.06), o ônibus recebeu a visita da representante executiva da Prefeitura de Ribeirão Preto no Poupa-Tempo do município. "Estamos montando um projeto semelhante, e achei importante dar uma olhada na estrutura, para pegar referências", comentou a gerente. "Gostei das mesas de atendimento, armários, agora pretendo fazer uma adaptação", destacou.

No mesmo dia, a Secretária Municipal da Assistência Social, Maria Sodré, parceira da Arpen-SP nessa iniciativa, esteve no ônibus e fez elogios à ação e às instalações. "A presença do ônibus foi um excelente presente de aniversário para a cidade. Os 3 cartórios têm atuado muito em benefício à região, principalmente com as participações nas ações nos bairros, nas caravanas da cidadania, e com o ônibus esse trabalho é enriquecido", ressaltou.

Iniciativa atinge objetivo de promoção da cidadania

O número de atendimentos, pedidos de 2ª via e os comentários das pessoas atendidas através da ação mostra, mais uma vez, que o objetivo foi atingido. "Achei a iniciativa maravilhosa, já que permite o fácil acesso aos serviços, e ainda é gratuito", disse Márcia Regina Rodrigues, funcionária da Prefeitura que trabalha no Projeto de Acolhimento e Humanização implantado nos postos de saúde. Ela esteve no Cartório Itinerante para tirar dúvidas e saber qual a orientação correta a dar para famílias que chegam ao posto sem terem registro.

"É tudo de bom, um trabalho assim não tem preço", disse Fátima Aparecida Francisco Cândido, que solicitou a 2ª via de sua certidão de nascimento. "Fiquei muito animada ao ver que era um serviço gratuito e que o ônibus estava no centro, isso facilitou bastante para mim", frisou Enilda Moreira, que foi retirar a 2ª via da certidão de nascimento da filha de 11 anos. "Isso é algo muito bom e necessário, pois hoje enfrentamos muita burocracia e, de repente, vocês aparecem! Para mim foi bom demais", disse Fernando Batista, que solicitou a 2ª via das 4 certidões de nascimento de seus filhos.

Durante os 3 dias da iniciativa foram solicitadas 214 2ªs vias de certidões, além de 1 registro de nascimento. Totalizaram 142 pedidos de segunda via de certidões de nascimento, 64 de certidões de casamento e 8 de óbito, todos referentes a cidades pertencentes ao Estado de São Paulo. Na ação foram esclarecidas ainda dúvidas sobre habilitação para casamento, investigação de paternidade e averbação de separação e divórcio.

Campeonato Brasileiro de Balonismo e Feira do Livro marcam aniversário da cidade

Ribeirão Preto promoveu diversos eventos em comemoração ao 153º aniversário do município. Na visita do Cartório Itinerante à cidade, foi possível registrar algumas imagens (veja na sessão de fotos) do Campeonato Brasileiro de Balonismo e da 9ª Feira Nacional do Livro, eventos que, sem dúvida, trouxeram mais beleza e encanto para a cidade.


Deixe seu comentário
 
 
283351

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 132.051.610
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP