Notícias

22 de Junho de 2009

Ação conjunta dos 3 Subdistritos marca participação do Cartório Itinerante no aniversário de Ribeirão Preto

Mais de 200 certidões foram solicitadas de forma gratuita em atendimento realizado por funcionários das 3 serventias do município.

Ribeirão Preto - Nos dias 18, 19 e 20 de junho, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), participou das atividades realizadas em comemoração aos 153 anos da cidade de Ribeirão Preto, com a presença conjunta dos cartórios do 1º, 2º e 3º Subdistritos de Registro Civil da cidade que prestaram atendimento à população da cidade que pode solicitar as 2ªas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.

"Hoje consegui tirar a 2ª via das certidões de nascimento de 2 netos e 2 filhos, além da certidão de casamento, que meu marido havia perdido há quase 2 anos", comemorou Izilda Joana Klemp. "Achei a ação ótima, porque às vezes não temos recurso", completou. Edmárcia de Souza Costa da Rocha solicitou a certidão de casamento atualizada para poder se separar e também saiu satisfeita. "A gente gasta menos tempo e tem menos custo no bolso", enfatizou.

O Oficial do 2º Subdistrito de Ribeirão Preto, Leonardo Munari de Lima, achou muito gratificante participar da iniciativa. "A ação de nos reunirmos (os 3 cartórios) e atendermos a população é vital para mostrar a união da classe e que estamos juntos em prol da manutenção do subregistro zero. Fico muito feliz ao ver as pessoas saírem contentes e gratas daqui, uma senhora até me convidou para tomar um cafezinho na casa dela, que fica aqui em frente ao local em que o ônibus está atendendo", disse.

"É uma iniciativa muito válida, pois fortalece esse trabalho social tão bem desenvolvido', comentou o Oficial Substituto do 3º Subdistrito, José Augusto Fernandes Damando. "Individualmente temos expressão pequena, mas juntos, alcançamos um campo maior e a ação torna-se mais expressiva", enfatizou o Oficial do 3º Subdistrito, Antônio Ernesto Rodini Luiz. "Já participamos de várias caravanas e cada uma é uma emoção. É muito gratificante saber que estamos ali para ajudar alguém", comentou Sheila Maris Praxedes Pr. De Andrade, gerente administrativa do 1º Subdistrito.

A presença do cartório itinerante da Arpen-SP não passou despercebida por ilustres da região. Na 5ª feira (18.06), o ônibus recebeu a visita da representante executiva da Prefeitura de Ribeirão Preto no Poupa-Tempo do município. "Estamos montando um projeto semelhante, e achei importante dar uma olhada na estrutura, para pegar referências", comentou a gerente. "Gostei das mesas de atendimento, armários, agora pretendo fazer uma adaptação", destacou.

No mesmo dia, a Secretária Municipal da Assistência Social, Maria Sodré, parceira da Arpen-SP nessa iniciativa, esteve no ônibus e fez elogios à ação e às instalações. "A presença do ônibus foi um excelente presente de aniversário para a cidade. Os 3 cartórios têm atuado muito em benefício à região, principalmente com as participações nas ações nos bairros, nas caravanas da cidadania, e com o ônibus esse trabalho é enriquecido", ressaltou.

Iniciativa atinge objetivo de promoção da cidadania

O número de atendimentos, pedidos de 2ª via e os comentários das pessoas atendidas através da ação mostra, mais uma vez, que o objetivo foi atingido. "Achei a iniciativa maravilhosa, já que permite o fácil acesso aos serviços, e ainda é gratuito", disse Márcia Regina Rodrigues, funcionária da Prefeitura que trabalha no Projeto de Acolhimento e Humanização implantado nos postos de saúde. Ela esteve no Cartório Itinerante para tirar dúvidas e saber qual a orientação correta a dar para famílias que chegam ao posto sem terem registro.

"É tudo de bom, um trabalho assim não tem preço", disse Fátima Aparecida Francisco Cândido, que solicitou a 2ª via de sua certidão de nascimento. "Fiquei muito animada ao ver que era um serviço gratuito e que o ônibus estava no centro, isso facilitou bastante para mim", frisou Enilda Moreira, que foi retirar a 2ª via da certidão de nascimento da filha de 11 anos. "Isso é algo muito bom e necessário, pois hoje enfrentamos muita burocracia e, de repente, vocês aparecem! Para mim foi bom demais", disse Fernando Batista, que solicitou a 2ª via das 4 certidões de nascimento de seus filhos.

Durante os 3 dias da iniciativa foram solicitadas 214 2ªs vias de certidões, além de 1 registro de nascimento. Totalizaram 142 pedidos de segunda via de certidões de nascimento, 64 de certidões de casamento e 8 de óbito, todos referentes a cidades pertencentes ao Estado de São Paulo. Na ação foram esclarecidas ainda dúvidas sobre habilitação para casamento, investigação de paternidade e averbação de separação e divórcio.

Campeonato Brasileiro de Balonismo e Feira do Livro marcam aniversário da cidade

Ribeirão Preto promoveu diversos eventos em comemoração ao 153º aniversário do município. Na visita do Cartório Itinerante à cidade, foi possível registrar algumas imagens (veja na sessão de fotos) do Campeonato Brasileiro de Balonismo e da 9ª Feira Nacional do Livro, eventos que, sem dúvida, trouxeram mais beleza e encanto para a cidade.

Assine nossa newsletter