Notícias

25 de Abril de 2004

Curso em São José dos Campos é sucesso de público e organização

A Arpen-SP, através da regional do Vale do Paraíba, coordenada pelo Oficial do 1º Subdistrito de São José dos Campos, Gilberto Motta Simões, realizou no último sábado (24.04.2004) o segundo Curso de Documentoscopia deste mês de abril. Ministrado pelas peritas do Instituto de Criminalística de São Paulo, Maria Leonor Bittencourt Costa e Salete M. Saldon, o evento, exemplarmente organizado, contou com grande presença de funcionários de cartórios de Registro Civil e Tabelionatos de Notas da região.

Apesar de ser o primeiro evento realizado pela diretoria regional do Vale do Paraíba, o curso de Documentoscopia impressionou pela organização. "Este curso aqui em São José dos Campos foi um modelo de organização e dedicação da diretoria regional. Não houve qualquer tipo de problema e tenho certeza que todos os que participaram saíram daqui bastante recompensados", disse o presidente da Arpen-SP, Nélson Hidalgo Molero, mais uma vez presente a uma evento da Associação.

Contando com o apoio de suas funcionárias - todas uniformizadas -, Thatiane, Alessandra, Rosana e Anaí, o Oficial Gilberto Motta Simões providenciou crachás de identificação a todos os 96 participantes, certificados de conclusão de curso e um excelente ambiente para a realização do evento, o que acabou por incentivar ainda mais o interesse dos participantes pelo curso. "Já estava na hora de promovermos um curso aqui na nossa região. Prova disso foi a alta procura pelas vagas. Infelizmente não pudemos atender a todos, já que havia um limite estabelecido, que mesmo assim acabou ultrapassado", reconheceu o diretor regional, Gilberto Motta Simões, que tem interesse em promover novos cursos em sua regional. "Vamos estudar junto à diretoria da Arpen-SP a possibilidade de promover novos cursos na região, já que temos uma demanda bastante grande".

Segundo Simões, o curso de Documentoscopia em sua regional já se fazia necessário. "A região de São José dos Campos é bastante desenvolvida, existem muitas empresas e quando isso acontece aumentam as preocupações com segurança para evitar falsificações. Acho que por este motivo o curso foi bastante proveitoso para os cartórios participantes", afirmou.

Além do presidente da Arpen-SP, compareceram ao curso de São José dos Campos o diretor de informática da Associação, Lázaro da Silva, que levou um estudo sobre as serventias da região que estão conectadas ao sistema de Intranet e respondendo às solicitações da página www.registrocivil.org.br, e José Júlio Pereira, ORCPN do 2º Subdistrito de Santos e membro do Conselho Deliberativo da Associação.

O curso de São José dos Campos foi o quinto realizado na gestão do atual presidente da Associação, Nélson Hidalgo Molero, que agora irá promover novo evento na cidade de Registro, com intenção de atender a toda regional do Vale do Ribeira.

A técnica da documentoscopia é basicamente dividida em dos aspectos, a escrita manual -caracterizada pela individualidade gráfica, resultante de estímulos cerebrais e, portanto, peculiar a cada punho - e a escrita mecânica, produzida por meios como textos datilografados, impressões eletrônicas, fac-similiares de carimbo e autenticações mecânicas.

O curso realizado em São José dos Campos seguiu o mesmo padrão das aulas ministradas em Bauru e Santos, que apresentaram algumas novidades em relação aos eventos anteriores. Preocupadas em aprimorar a parte prática da aula, as peritas acrescentaram ao material exibido diversas imagens de documentos já verificados no Instituto de Criminalística e solicitaram aos presentes que identificassem se tratavam-se de documentos falsos ou não, utilizando o vocabulário específico da documentoscopia.

Segundo Maria Leonor, a introdução deste novo material tornou a aula mais dinâmica. "A aula ficou um pouco mais dinâmica e também mais participativa. Esta novidade em relação aos cursos anteriores fez com que eles exercitassem mais a vista", explicou. "Acho que ficou um pouco mais nítido para quem faz o curso identificar o que foi apresentado na parte teórica", completou Salete Saldon.

Os participantes do evento ainda tiveram acesso às últimas iniciativas da Arpen-SP, como o provimento que obriga os cartórios a aderirem ao sistema de Intranet, além da programação da abertura de concursos.

Assine nossa newsletter