Notícias

14 de Fevereiro de 2003

Curso de Procuração leva 150 pessoas a Campinas

A cidade de Campinas recebeu no último sábado (dia 15) mais um evento de porte. Organizado pelo diretor regional de Campinas, José Emygdio de Carvalho Filho, Oficial do 2º Subdistrito da Comarca de Indaiatuba, o evento reuniu cerca de 150 pessoas no auditório do hotel Vila Rica para prestigiar o curso prático de procuração.

Representando a diretoria da Arpen-SP estavam presentes o presidente da Associação, Saulo de Oliveira Salvador, o diretor de Informática, Lázaro da Silva, e o vice-presidente da entidade, Antonio Guedes Netto.

Ministrado pela Oficial Maria Beatriz Furlam, do Cartório de Ermelino Matarazzo - Capital, e pelo Tabelião Paulo Vampré, do 14º Tabelionato da Capital, o curso abordou temas como competência para o mandato, capacidade das partes, irrevogabilidade e alienação.

Além disso, os Oficiais e escreventes presentes ao evento puderam assistir a discussão sobre o novo regime do casamento, a participação final nos aquestos, implantada com o advento do Novo Código Civil, e os diversos tipos de procurações vindas do Exterior, particularmente da França, Portugal, Estados Unidos e Mercosul.

Outra discussão interessante se deu na área relacionado aos poderes para a cessão de direitos hereditários. Ao final do evento, os presentes puderam esclarecer suas dúvidas sobre os vários assuntos tratados.

Palestrante assídua dos cursos ministrados pela Arpen-SP, Maria Beatriz Furlam voltou a elogiar o trabalho desenvolvido pela diretoria da entidade, no sentido de aperfeiçoar os serviços do Registro Civil.

"Nós temos que valorizar demais a Arpen-SP. Esta é a Associação que mais tem lutado para representar os profissionais de cartórios, tomando sempre iniciativas como cursos, palestras e simpósios, além de parcerias que só engrandecem o Registro Civil".

Responsável pela organização do evento, Emygdio estava satisfeito com mais este curso promovido por sua regional, mas não deixou de criticar alguns cartórios que não participaram do evento.

"Recebemos hoje aqui gente de lugares muito distantes, como São José do Rio Preto, Sorocaba, São Paulo, Mauá, entre outros, e estou muito satisfeito com este grande número de pessoas. Só lamento que alguns poucos de minha regional não tenham prestigiado o evento, principalmente cartórios de Campinas, o que mostra que são pessoas que ainda não entenderam que o Registro Civil está em uma nova era", finalizou.

Assine nossa newsletter