Notícias

13 de Novembro de 2009

XI Encontro Estadual - Jurista Walter Ceneviva encanta registradores na Palestra Magna de Abertura

XI Encontro Estadual da Arpen-SP homenageou renomado jurista em sua abertura. Show de abertura do grupo Sambô animou a festa inaugural do evento de Barra Bonita.

Barra Bonita (SP) - Nesta quinta-feira (12.11), teve início o XI Encontro Estadual dos Registradores Civis, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), que está sendo realizado no Hotel Estância Barra Bonita, na cidade de Barra Bonita, interior paulista. O evento deste ano tem como foco principal o tema "Novo Modelo do Registro Civil Brasileiro".

Ao proferir o discurso de abertura do XI Encontro Estadual do Registro Civil Paulista, o presidente da Associação, José Claudio Murgillo, falou sobre os trabalhos e projetos desenvolvidos, e os que ainda estão em curso, pela Arpen-SP, além de ressaltar a importância da união da classe registral.

"É visível o quanto temos trabalhado e crescido enquanto entidade representativa, ao longo do tempo. E digo, convicto, que nossa representatividade, não obstante adstrita à caminhada cotidiana do Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais, tem extravasado - e muito - assuntos de interesse meramente corporativo para atingir, com o peso de nossas legítimas intenções, questões capitais de interesse público, tais como a ofensiva contra o subregistro, as parcerias com organismos governamentais no âmbito dos direitos humanos, a consolidação das bases operacionais para projetos voltados à valoração da famílias, (...) entre outras", destacou Murgillo.

Em seguida, coube ao renomado jurista renomado e doutrinador do Registro Civil brasileiro Walter Ceneviva iniciar sua apresentação. Logo no início, o palestrante quebrou o protocolo se juntando aos congressistas presentes, com uma proposta de meditação sobre a atividade registrária. "Proponho pensarmos sobre o estímulo de novos atos para o Registro Civil, face ao número de crianças sem o registro de nascimento, casamentos não registrados, enfim, todos os atos, e custo de tudo isto para o registrador", destacou Ceneviva.

Ceneviva reforçou ainda a importância da atividade desenvolvida pelos registradores civis quanto ao papel da classe na formação da cidadania. "É preciso que reconheçamos a importância dos registros de nascimento para a formalização da cidadania. Mas, devemos informar aos 'ignorantes' que sabemos de tudo isto e a importância, também, da remuneração, não só para a compensação dos atos, mas também para a valoração do trabalho desenvolvido", disse.

Logo após, foi a vez do vice-presidente da Arpen-SP, Ademar Custódio, se pronunciar e prestar uma belíssima homenagem ao jurista. "Por ser diferenciado, reconhecera importância de nossa profissão, sempre preservamos um grande carinho por este homem. Mas, não só por seus ensinamentos e sorriso simples, mas por sua simplicidade e paixão pelo Direito, do qual é defensor. Por tudo que fez e ainda vem fazendo, Ceneviva já está eternizado em nossas mentes e corações", exaltou Custódio.

Finalizando as solenidades, o presidente licenciado da entidade, Odélio Antonio de Lima, reforçou a importância do trabalho desenvolvido por Ceneviva em prol dos registradores. "É importante destacar a atuação deste homem maravilhoso e o quanto nos tocou quando ele se levantou e desceu do palco, se igualando a nós, registradores, mostrando a sua proximidade com a classe, a amizade para conosco. Não tenho palavras para descrever a emoção que senti quando vi isto acontecer", afirmou Odélio, que entregou à Ceneviva a sua certidão de nascimento gravada em placa dourada como homenagem a sua atuação, em todos estes anos, na defesa do Registro Civil.

Seguindo a programação, os presentes prestigiaram, em um momento de descontração, a apresentação da banda Sambô durante o coquetel de boas vindas. Ao ritmo do samba moderno e customizado do grupo, misturando o mais tradicional samba com influências de outros estilos musicais, regados a um refinado serviço de bebidas e aperitivos, os congressistas puderam se confraternizar até o fim da noite, ao som do samba rock de um dos novos grupos de sucesso da música brasileira.

Assine nossa newsletter