Notícias

19 de Outubro de 2004

IX Encontro de Prepostos e auxiliares do serviço de Registro Civil e Tabelionatos de Notas reúne autoridades na Liberdade

Contando com a presença de juízes, desembargadores e importantes figuras da atividade registral e notarial do Estado de São Paulo, foi realizado nos últimos dias 16 e 17, no Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo, a nona edição do Encontro de prepostos e auxiliares dos serviços de registro civil e tabelionatos do Estado.

O evento coordenado pelo Oficial, designado desde 2000, Jorge Ferreira Martins, do 27º Subdistrito da Capital - Tatuapé, tem como principais objetivos o esclarecimento de dúvidas e aprimoramento dos serviços das unidades de registro civil e tabelionato de Notas. "Existia uma grande demanda de esclarecimento e maiores informações por parte de escreventes e auxiliares, daí nasceu a idéia deste curso", explica Martins.

Prestigiando o evento compareceram ao auditório do Sindicato dos Químicos o Desembargador Presidente da Comissão do Concurso Caetano Lagrasta Neto, que abriu o evento, e toda a sua equipe. "Ele falou sobre a carreira de escreventes e auxiliares e disse que em breve será aberto o concurso para os cartórios de Registro Civil, a começar pelas unidades da sede da Comarca", lembrou Martins. "Ele também disse que o nível do concurso vai ser adequado para aqueles que respondem por serventias menores, de distritos do interior, e que vai enfocar a parte prática do trabalho em cartório.

O encontro, que ocorre desde 1994, e neste ano contou com a presença de cerca de 250 pessoas, apresentou as palestras do Dr. Luís Paulo Aliende Ribeiro, MM. Juiz de Direito da Egrégia Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, da Dra. Fátima Vilas Boas Cruz,MMa. Juiza de Direito Egrégia Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, além das palestras dos Oficiais Reinaldo Velloso dos Santos, Oficial da Unidade de Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais do 2º Subistrito da Liberdade - Capital - São Paulo e Maria Beatriz Lima Furlan, Oficiala da Unidade de Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito de Ermelino Matarazzo - Capital - São Paulo. O fechamento do evento coube a Antonio Ce Neto, escrevente autorizado do 14º Tabelionato de Notas de São Paulo, abordando o tema autenticações e reconhecimento de firmas.

"No próximo ano vamos tentar fazer o evento em um só dia, de modo a facilitar para quem está no Interior, que tem algumas dificuldades em permanecer por mais de um dia na Capital", finalizou Martins, que citou o cartório do 26º Subdistrito da Capital - Vila Prudente, como o que mais enviou funcionários para o IX Encontro de Prepostos e Auxiliares.

Assine nossa newsletter