Notícias

17 de Setembro de 2014

 Quatro magistrados são empossados desembargadores do TJ-SP

O Salão Nobre Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça, reuniu hoje (16) inúmeras pessoas congregadas a celebrar um momento único da vida de todo magistrado paulista: a posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. Em cerimônia solene, João Pazine Neto, Carlos Henrique Miguel Trevisan, Luiz Sergio Fernandes de Souza e Helio Marques de Faria alcançaram o mais alto grau da carreira.
        
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente da Corte, José Renato Nalini; o vice-presidente Eros Piceli; o corregedor-geral Hamilton Elliot Akel; o decano Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende; o presidente da Seção de Direito Privado, Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Público, Ricardo Mair Anafe; o presidente da Seção Criminal, Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz coronel Fernando Pereira, representando o presidente; o subprocurador-geral de Justiça de São Paulo, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, representando o procurador-geral; a procuradora do Estado Ana Luíza Boulos Ribeiro, assistente da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário, representando o procurador-geral; e o orador da cerimônia em nome do TJSP, desembargador Enio Santarelli Zuliani.
        
"Temos dias difíceis na Justiça. Às vezes a solução não aparece, mas nossos colegas nunca perdem a fé e a vocação. Por isso recebam meu respeito", declarou aos novos desembargadores Enio Zuliani, que os exortou a tomar dois tipos de conduta nessa nova etapa profissional: não se acomodar e continuar a exibir caracteres virtuosos, retos e honestos. "Os senhores já provaram que merecem a investidura. O Tribunal de Justiça paulista ganha muito com os quatro novos integrantes. Sejam bem-vindos e sejam felizes."
        
Em discursos sucintos, os empossados teceram agradecimentos e revelaram um pouco da emoção em atingir o ápice da magistratura. "Os que chegaram até aqui vieram pelo esforço pessoal. Espero continuar a manter a mesma dedicação ao Tribunal de Justiça", disse Helio Faria. "O dia de hoje é motivo de júbilo e de grande esperança. Foram anos de estudo, dedicação e trabalho, e agora surge a redenção", afirmou Luiz Sergio Souza. "A posse como desembargador é outra etapa da tarefa de distribuir justiça, mas há também algo de poético na atividade, como afastar o mal e fazer triunfar a virtude", falou Carlos Trevisan. "Meus agradecimentos ainda aos colegas que partilharam dos diversos momentos de minha carreira, desde o cargo de juiz substituto, no início das atividades judicantes, até chegar ao Tribunal, quando se inicia uma nova forma de julgar, agora no colegiado", ressaltou Pazine Neto.
        
Para o presidente José Renato Nalini, que encerrou a solenidade, Enio Zuliani resumiu com sabedoria como deve ser o comportamento de um magistrado nestes novos tempos e também celebrou a vinda dos novos desembargadores. "Conhecemos todos eles. São juízes exemplares, responsáveis e éticos. Só podemos desejar que se sintam recepcionados nesta Casa de Justiça."
        
Prestigiaram ainda a cerimônia solene a presidente do Capítulo Brasileiro da Internacional Association of Women Judges, desembargadora Maria Cristina Zucchi; o vice-diretor e coordenador pedagógico da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, representando o diretor da EPM; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o 2º secretário da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Renato José Cury, representando o presidente; o procurador-geral do Município de São Paulo, Robinson Barreirinhas, representando o prefeito; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, representando o comandante-geral da Polícia Militar; o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores, magistrados, integrantes do Ministério Público e da advocacia, servidores públicos, amigos e familiares dos empossados.
 
  Trajetórias
        
João Pazine Neto nasceu na capital em 1961. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1983. Iniciou sua carreira na magistratura em 1987, na 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba. Trabalhou também em Osasco, Santa Fé do Sul, Mairinque e São Paulo.

Carlos Henrique Miguel Trevisan é natural de Assis, onde nasceu em 1962. Formou-se em 1985 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Na magistratura, ingressou no ano de 1987, na 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Atuou também em Santa Cruz das Palmeiras, Araras e na capital.
        
Luiz Sergio Fernandes de Souza nasceu na capital, no ano de 1958, e formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1982. Começou a carreira de magistrado em 1988, na 48ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guaratinguetá. Trabalhou também em Piquete, Cruzeiro, Itapecerica da Serra e na capital.
        
Helio Marques de Faria nasceu em 1957 na cidade de Sorocaba. É bacharel em direito pela Universidade de São Paulo, turma de 1987. Iniciou a carreira na magistratura em 1989, na 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Araraquara. Judicou também em Promissão, Pereira Barreto, Mauá e São Paulo.
        
Veja mais fotos no flickr.

Assine nossa newsletter