Notícias

17 de Maio de 2005

Arpen-SP participa do mutirão da Ação Global em prol da cidadania

Evento conta novamente com a participação da Arpen-SP, através do 3° Subdistrito de Campinas, que realiza ações de registro de nascimento, casamentos comunitários e pedidos de 2ª via de certidões, totalizando 153 atendimentos

Na ensolarada manhã de sábado (14.05) filas já davam voltas ao redor do SESI Santos Dumont da cidade de Campinas. Cerca de cinqüenta e oito mil pessoas compareceram a mais uma Ação Global, evento promovido pela TV Globo em parceria com o SESI, que há 13 anos promove um verdadeiro mutirão de cidadania, solidariedade e integração social. O evento contou, novamente, com a participação efetiva da Arpen-SP que, em parceria com o Registro Civil do 3° Subdistrito de Campinas, administrado pelo Oficial Álvaro Ernesto de Moraes Silveira, proporcionou à comunidade diversos serviços normalmente prestados nos cartórios como o registro de nascimento e pedidos de segundas vias de certidões.

O evento, que foi aberto por três minutos de intenso foguetório, teve sua consagração na cerimônia de casamento de 98 casais que aproveitaram à oportunidade oferecida pelo 3º Subdistrito de Campinas, responsável, desta vez, por mais um casamento comunitário. Adriana Nascimento Terra e Marcelo Bizarra, noivos há três anos e namorados há cinco, estiveram entre os casais que puderam oficializar sua união gratuitamente.

Para Adriana e Marcelo a ação global os ajudou a realizar um sonho. "Nós já íamos nos casar esse ano, mas as condições financeiras não ajudavam", afirma Marcelo. Mesmo morando longe de onde foi realizada a ação o casal não perdeu tempo e no início da tarde sua união estava oficializada. "Essa oportunidade que a ação global nos proporcionou possibilitou a realização do nosso sonho e o registro oficial do nosso casamento", completa.

A cerimônia civil teve como padrinhos honorários o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Antônio Skaf, e o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, que fizeram votos de felicidade aos noivos.

Álvaro Francisco Stocco Silveira, oficial substituto do cartório de Campinas que realizou os casamentos, achou importante esse tipo de evento para que todos tenham acesso à cidadania, "e o registro do casamento é, também, uma forma de exercê-la", declara. Rogério André de Souza e Thaís Helena Duarte de Souza, juntos há oito meses decidiram se casar a três semanas depois de saberem da ação global. "Depois de hoje terei que me acostumar com meu novo sobrenome e uma vida totalmente diferente", declara radiante, Thaís Helena.

Além do casamento comunitário o cartório de registro civil também prestou atendimento, das 9h às 17h, a mais de 200 pessoas interessadas em fazer registros de nascimento, segundas vias de certidões e também esclareceram dúvidas e deram informações sobre os serviços oferecidos pelos cartórios, tais como reconhecimento de paternidade, guarda, tutela e adoção de crianças e adolescentes, retificação de registro, casamento, entre outros.

Álvaro Ernesto de Moraes Silveira, ORCPN do 3º Subdistrito de Campinas, que deslocou dois dos 24 funcionários de seu cartório, e contou com o apoio e participação do Oficial do 2º Subdistrito de São Bernardo do Campo e diretor de Informática da Arpen-SP, Lázaro Silva, para a realização dos pedidos, garante: "As pessoas estão mais conscientes da necessidade de adquirir sua cidadania", diz Álvaro que ficou surpreso com a quantidade de pessoas que foram ao evento. "Muita gente compareceu, muito mais do que eu esperava. Devido a enorme divulgação que foi feita tivemos uma boa procura pelos serviços", afirma. E os números não deixam negar: foram 11 registros de nascimento, 134 segundas vias (132 de nascimento, nove de casamento e uma de óbito), totalizando os 153 atendimentos. "Creio que foi um evento produtivo e que alcançou os objetivos propostos", conclui.

Idealizado para promover a inclusão social, o programa Ação Global, realizou 91 mil atendimentos, teve a participação de dois mil voluntários e foram ofertados à população 70 serviços, totalmente gratuitos, desde emissão de documentos (mais de dois mil e seiscentos) à orientação jurídica, oficinas de capacitação e educação, orientação e exames médicos preventivos. Além dos serviços, a Ação Global Regional contou com shows e entretenimento para as crianças e cortes de cabelo para a comunidade.

Assine nossa newsletter