Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Arpen-SP participa do mutirão da Ação Global em prol da cidadania

Publicado em: 17/05/2005
Sessão de fotos relacionada: Ação Global em Campinas realiza mutirão da cidadania

Evento conta novamente com a participação da Arpen-SP, através do 3° Subdistrito de Campinas, que realiza ações de registro de nascimento, casamentos comunitários e pedidos de 2ª via de certidões, totalizando 153 atendimentos

Na ensolarada manhã de sábado (14.05) filas já davam voltas ao redor do SESI Santos Dumont da cidade de Campinas. Cerca de cinqüenta e oito mil pessoas compareceram a mais uma Ação Global, evento promovido pela TV Globo em parceria com o SESI, que há 13 anos promove um verdadeiro mutirão de cidadania, solidariedade e integração social. O evento contou, novamente, com a participação efetiva da Arpen-SP que, em parceria com o Registro Civil do 3° Subdistrito de Campinas, administrado pelo Oficial Álvaro Ernesto de Moraes Silveira, proporcionou à comunidade diversos serviços normalmente prestados nos cartórios como o registro de nascimento e pedidos de segundas vias de certidões.

O evento, que foi aberto por três minutos de intenso foguetório, teve sua consagração na cerimônia de casamento de 98 casais que aproveitaram à oportunidade oferecida pelo 3º Subdistrito de Campinas, responsável, desta vez, por mais um casamento comunitário. Adriana Nascimento Terra e Marcelo Bizarra, noivos há três anos e namorados há cinco, estiveram entre os casais que puderam oficializar sua união gratuitamente.

Para Adriana e Marcelo a ação global os ajudou a realizar um sonho. "Nós já íamos nos casar esse ano, mas as condições financeiras não ajudavam", afirma Marcelo. Mesmo morando longe de onde foi realizada a ação o casal não perdeu tempo e no início da tarde sua união estava oficializada. "Essa oportunidade que a ação global nos proporcionou possibilitou a realização do nosso sonho e o registro oficial do nosso casamento", completa.

A cerimônia civil teve como padrinhos honorários o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Antônio Skaf, e o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, que fizeram votos de felicidade aos noivos.

Álvaro Francisco Stocco Silveira, oficial substituto do cartório de Campinas que realizou os casamentos, achou importante esse tipo de evento para que todos tenham acesso à cidadania, "e o registro do casamento é, também, uma forma de exercê-la", declara. Rogério André de Souza e Thaís Helena Duarte de Souza, juntos há oito meses decidiram se casar a três semanas depois de saberem da ação global. "Depois de hoje terei que me acostumar com meu novo sobrenome e uma vida totalmente diferente", declara radiante, Thaís Helena.

Além do casamento comunitário o cartório de registro civil também prestou atendimento, das 9h às 17h, a mais de 200 pessoas interessadas em fazer registros de nascimento, segundas vias de certidões e também esclareceram dúvidas e deram informações sobre os serviços oferecidos pelos cartórios, tais como reconhecimento de paternidade, guarda, tutela e adoção de crianças e adolescentes, retificação de registro, casamento, entre outros.

Álvaro Ernesto de Moraes Silveira, ORCPN do 3º Subdistrito de Campinas, que deslocou dois dos 24 funcionários de seu cartório, e contou com o apoio e participação do Oficial do 2º Subdistrito de São Bernardo do Campo e diretor de Informática da Arpen-SP, Lázaro Silva, para a realização dos pedidos, garante: "As pessoas estão mais conscientes da necessidade de adquirir sua cidadania", diz Álvaro que ficou surpreso com a quantidade de pessoas que foram ao evento. "Muita gente compareceu, muito mais do que eu esperava. Devido a enorme divulgação que foi feita tivemos uma boa procura pelos serviços", afirma. E os números não deixam negar: foram 11 registros de nascimento, 134 segundas vias (132 de nascimento, nove de casamento e uma de óbito), totalizando os 153 atendimentos. "Creio que foi um evento produtivo e que alcançou os objetivos propostos", conclui.

Idealizado para promover a inclusão social, o programa Ação Global, realizou 91 mil atendimentos, teve a participação de dois mil voluntários e foram ofertados à população 70 serviços, totalmente gratuitos, desde emissão de documentos (mais de dois mil e seiscentos) à orientação jurídica, oficinas de capacitação e educação, orientação e exames médicos preventivos. Além dos serviços, a Ação Global Regional contou com shows e entretenimento para as crianças e cortes de cabelo para a comunidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Em 23/05/2012 10h09
gostaria de me casar porque vivo com meu companheiro a15 anos gostaria muito de casar muito obrigado por esta oportunidade
Autor: Jailde oliveira da silva
Profissão: Ajudante geral
Cidade - Estado: Itaquaquecetuba piratininga - BA
Em 25/11/2010 09h42
Gostaria de saber, quando terá outro casamento comunitário em SP.
Autor: Rodrigo
Profissão: Vendedor
Cidade - Estado: São Paulo - SP
Em 06/11/2010 09h32
queria saber que dia vai ter outro casamento comunitario,queremos casar mais nao temos condiçoes
Autor: Irinaldo carneiro de andrade
Profissão: Motorista
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 31/10/2010 20h08
Boa tarde! Olá gostaria muito de saber quando vai ter um casamento comunitário e o telefone para ter mais informaçãoes? Muito obrigada
Autor: Edilene
Profissão: Estudante
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 21/10/2010 14h05
Gostaria muito de saber quando teraoutro casamento comunitario e como me inscrever. Obrigada.
Autor: CARLA FABIANE DE SOUZA
Profissão: ATENDENTE
Cidade - Estado: CAMPINAS - SP
Em 13/10/2010 12h30
Olá, gostaria de ter mais informações sobre casamento comunitario, e o que é preciso?
Autor: Angela Bezerra Salustiano da silva
Profissão: Otima
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 19/09/2010 19h11
o que e preciso para se cadastrar no casamento comunitario
Autor: Sandra lourenço zanardo
Profissão: Vendedora
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 16/09/2010 20h53
gostaria de saber si ate dezenbro de 2010 vai ter casamento comunitario.quero me casar
Autor: Benilta
Profissão: Digitadorora
Cidade - Estado: Brasila - DF
Em 11/08/2010 21h16
Gostaria de saber quando acontecerá outro casamento comunitário em Campinas e/ou região? Grata
Autor: Tatiane
Profissão:
Cidade - Estado: CAMPINAS - SP
Em 22/07/2010 13h34
Gostaria de saber quando acontecerá outro casamento comunitario, desde já agradeço a atenção
Autor: Daniella
Profissão: Do lar
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 18/07/2010 23h41
gostaria de saber se eu e meu esposo que ja vivemos a 13 anos juntos se é possivel a gente se casar pois nao temos condiçao de pagar e gostaria muito de realizar o meu sonho que seria esse no momento obrigada vanessa
Autor: Vanessa de melo silva
Profissão: Do lar
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 31/05/2010 13h38
Gostaria de saber, quando haverá outro casamento comunitário na cidade de São Paulo capital. E como fazer para se inscrever . Atenciosamente, Luciane Mendes
Autor: Luciane Mendes
Profissão: Auxiliar Fiscal
Cidade - Estado: São Paulo - SP
Em 31/05/2010 10h39
Gostaria de ser informada quando houver o proximo casamento comunitário na cidade de Campinas.Pois quero me casar e não tenho condições no momento.
Autor: Thaís Flavia
Profissão: Auxiliar de Cobrança
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 26/05/2010 12h31
parabenizo a açaõ global pois eu tambem desejo me casar com o meu marido companheiro legalizar perante ao home e a Deus a nossa uniao porem ele esta fora do mercado de trabalho no momento e desejo apenas legalizar a nossa situaçaõ e nao tenho condiçoes de pagar em cartorio como a ação global pode realizar essa benfeitoria . desde ja lhe sou muito grata leonete.
Autor: Leonete timoteo da silva
Profissão: Do lar
Cidade - Estado: Rio de Janeiro - RJ
Em 22/05/2010 12h12
gosto muito mais acho que deveria ser sempre pois o povo esta muito carente desses serviços que vcs prestam uma vez por ano desde quando a nescessidade é sempre . mais fazer o que.
Autor: Maria clara da silva
Profissão: Auxiliar administrativo
Cidade - Estado: Salvador - BA
Em 29/04/2010 12h42
GOSTARIA DE ME CASAR, POIS JA VIVO COM O MINHA COMPANHEIRA HÁ DEZOITO ANOS , QUAL SERÁ O PROXIMO CASAMENTO COMUNITARIO EM MINHA CIDADE. OBRIGADO
Autor: Eduardo Prata Vieira
Profissão: Ourives
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 29/04/2010 12h42
gotaria de saber o endereço e o telefone pra fazer inscrição.
Autor: Camlla
Profissão: Dolar
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 27/04/2010 14h00
gostaria de me casar no multirão da prefeitura pois não tenho condiçao de pagar, como fazer para ter este beneficio obrigada desde já pela atençao.
Autor: Maria stela dos santos
Profissão: Domestica
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 17/03/2010 11h15
Gostaria de me casar , moro com meu noivo a 7 anos , mas não temos condiçoes de oficializar o casamento , gostaria de informaões sobre o casamento comunitario , onde faço inscrição ? Grata
Autor: Lisandra Pinheiro
Profissão: Auxiliar administrativa
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 15/03/2010 13h08
BOA TARDE quero saber como faço para participar do casamneto comunitario ja estou junto com o meu companheiro há 7 anos e uma filha de 4 anos com ele ,oque devo fazer?grata
Autor: Aline Barbosa
Profissão: Dona do lar
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 11/01/2010 22h40
Estou morando junto com meu companheiro a 7 anos e meio e tenho uma filha de 4 anos e ainda não tive condições de casar , E por isso gostaria de participar do casamento comunitario como faço para participar ?
Autor: Liliana de lourdes
Profissão: Diarista
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 09/10/2009 09h33
Gostaria de me casar com o meu companhero depois já estamos morrando juntos a oito mês. E não temos condições de pagar para casar.. E eu gostaria de saber com eu faz para participar do casamento comunitorio e quando vai ser ser .
Autor: Tamires rafaela oliveira de paula
Profissão: Serviços gerais
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 29/09/2009 13h23
gostaria de casar, pois não tenho condiçoes de pagar
Autor: Vanessa da conceiçaõ mathias nunes
Profissão: Dona do lar
Cidade - Estado: Rio de janeiro - RJ
Em 24/09/2009 10h10
Gostaria de saber quando vai ter o casamento comunitario na minha cidade?
Autor: Elaine Cristina Da silva
Profissão: Do lar
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 21/09/2009 10h24
GOSTARIA DE ME CASAR, POIS JA VIVO COM O MEU COMPANHEIRO HÁ DOIS ANOS E MEIO, COMO POSSO SABER SE TERÁ O CASAMENTO COMUNITARIO NA MINHA CIDADE?
Autor: ANA PAULA VIEIRA MACEDO
Profissão: TELEOPERADORA
Cidade - Estado: CAMPINAS - SP
Em 02/08/2009 19h24
Nossa, aprovo muito, pois sei q muitas pessoas como eu, não se casaram no palpel, por falta de dinheiro e outros. Eu tambem queria muito me casar, moro com meu marido á 4 anos, e nunca tive essa oportunidade, agora q sei q existe isso por aqui, vo atráz de realizar meu sonho!
Autor: Verônica
Profissão: Comerciante
Cidade - Estado: Campinas - SP
Em 17/11/2008 17h34
Eu gostaria muito de me casar ja moro com minha esposa faz 5 anos mais não tivemos condição ainda de casar ,agora neste momento fiquei desempregado eu gostaria de saber se posso participar dos casamentos comunitarios?
Autor: Laércio
Profissão: Metalurgico
Cidade - Estado: Campinas - SP
Deixe seu comentário
 
 
346111

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.839.314
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Empresa pode controlar e-mail de trabalho de funcionário

LEIA MAIS