Notícias

06 de Agosto de 2015

G1 - Mais da metade dos cartórios de PE já estão integrados a novo sistema

Está mais fácil tirar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A partir de uma central de informações de registro civil, cartórios de todo o país vão poder trocar informações pela internet e a segunda via poderá ser retirada no local onde a pessoa mora. Como mostrou o Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (6), a maioria dos cartórios do estado está integrado ao sistema. [Clique aqui e assista o vídeo]

Com o novo sistema, que foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios de outras cidades e estados podem acessar dados de documentos que estão em outros cartórios, disponibilizados online em um programa. Isso serve para a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito tiradas a partir de 1976.

"Meu pai faleceu em Campina Grande, em 2009. O óbito dele se encaixa, já está fazendo parte do programa, então eu não preciso me deslocar até Campina Grande para pedir a certidão de óbito. Eu posso pedir ao cartório de lá, ele vai enviar eletronicamente para mim e eu vou materializar aqui no Recife", explica a registradora Roseana Porto.

De acordo com a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, mais da metade dos cartórios do estado já estão com o sistema funcionando: 170 unidades, das 280 existentes, já utilizam a tecnologia. Usando este sistema, no estado, a segunda via das certidões custa R$ 37,91. Também é preciso pagar a taxa do cartório de origem da certidão, que é variável, e uma taxa de R$ 2,50 do serviço.

Assine nossa newsletter