Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

G1 - Mais da metade dos cartórios de PE já estão integrados a novo sistema

Publicado em: 06/08/2015
Está mais fácil tirar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A partir de uma central de informações de registro civil, cartórios de todo o país vão poder trocar informações pela internet e a segunda via poderá ser retirada no local onde a pessoa mora. Como mostrou o Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (6), a maioria dos cartórios do estado está integrado ao sistema. [Clique aqui e assista o vídeo]

Com o novo sistema, que foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios de outras cidades e estados podem acessar dados de documentos que estão em outros cartórios, disponibilizados online em um programa. Isso serve para a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito tiradas a partir de 1976.

"Meu pai faleceu em Campina Grande, em 2009. O óbito dele se encaixa, já está fazendo parte do programa, então eu não preciso me deslocar até Campina Grande para pedir a certidão de óbito. Eu posso pedir ao cartório de lá, ele vai enviar eletronicamente para mim e eu vou materializar aqui no Recife", explica a registradora Roseana Porto.

De acordo com a Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, mais da metade dos cartórios do estado já estão com o sistema funcionando: 170 unidades, das 280 existentes, já utilizam a tecnologia. Usando este sistema, no estado, a segunda via das certidões custa R$ 37,91. Também é preciso pagar a taxa do cartório de origem da certidão, que é variável, e uma taxa de R$ 2,50 do serviço.

Fonte: G1
Deixe seu comentário
 
 
21216

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 133.137.291
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Comunicado CG nº 1021/2015: CGJ determina que as unidades que recolheram valores inferiores ao novo percentual previsto na Lei Estadual nº 11.331/2002 efetuem o recolhimento da diferença devida

LEIA MAIS