Notícias

08 de Agosto de 2016

Cartórios da região podem solicitar e pesquisar documentos pela internet em Sorocaba e Jundiaí

Moradores podem pedir certidões de nascimento, casamento e óbito.Sistema integra registros dos 836 cartórios de todo os estado de SP.

Moradores de Sorocaba e Jundiaí (SP) podem buscar registros de nascimentos, casamentos e óbitos realizados em todos os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo sem sair de sua casa ou trabalho. Pela internet, será possível pesquisar registros feitos desde 1976 em qualquer cartório do estado, além de solicitar a segunda via da certidão em papel ou eletrônico para receber em casa, por e-mail ou no cartório mais próximo.

Os registros são feitos em livros numerados e feito o documento, é expedida no ato uma certidão (primeira via. Além disso, é possível pedir certidão a qualquer tempo (2ªs vias), e o pedido pode ser feito por qualquer pessoa, uma vez que os registros são públicos. O prazo de entrega será de aproximadamente 10 dias úteis após a confirmação dos pagamentos.

Ao solicitar uma certidão de nascimento, casamento ou óbito em papel, é preciso fornecer endereço completo, as informações referentes à certidão que está sendo solicitada e um endereço de e-mail.

A certidão emitida será enviada para o endereço fornecido pelos Correios através de Carta Registrada com AR (Aviso de Recebimento), que permite comprovar a entrega da carta. As informações referentes à certidão - livro, folha e número - são muito importantes, pois são utilizadas para a busca que será efetuada pelo cartório.

Caso forneça um endereço de e-mail, o morador receberá mensagens sobre o andamento do processo de emissão e envio de sua certidão. Expedição de certidões com informações na íntegra só serão fornecidas quando solicitadas diretamente no balcão do cartório onde está o registro.

Assine nossa newsletter