Notícias

23 de Dezembro de 2016

Diretores da Arpen-SP prestigiam posse da nova diretoria da AMB

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), representada por seu vice-presidente, Leonardo Munari de Lima, Oficial do 2º Subdistrito Registo Civil do município de Ribeirão Preto, e sua diretora, Karine Maria F. R. Boselli, Oficiala do Registro Civil de Pessoas Naturais do 18º Subdistrito Ipiranga, compareceu na noite desta quinta-feira (15.12), à posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A cerimônia reuniu cerca de 500 pessoas no Espaço Porto Vittoria, em Brasília (DF).
 
Em seu discurso, o presidente Jayme de Oliveira, eleito para o triênio 2017-2019, se comprometeu a lutar pela valorização da magistratura. “Quero dizer aos magistrados do Brasil: lutaremos dia e noite para transmitir a todos a necessária tranquilidade para trabalhar, paz de espírito para julgar, tempo para conviver com suas famílias e garantir um futuro digno aos nossos aposentados, aos juízes de hoje e às gerações futuras”, disse.
 
Jayme afirmou que o Judiciário na atualidade é o poder que possui maiores condições para transmitir confiança à nação. “Dos três poderes da República o Judiciário desponta nesse momento como aquele com maiores condições de manter pacificada a nação. Afinal de contas, os juízes, por formação, têm o dever de manter prudência, o equilíbrio e a serenidade”.
 
Em seguida, Jayme agradeceu ao magistrado João Ricardo Costa, responsável pela gestão da AMB nos últimos três anos. “Cada presidente é o presidente do seu tempo. Os tempos mudam e a AMB também, mas mudamos com respeito ao nosso passado e aos que construíram a associação que hoje assumimos, porque aqui sonhamos o mesmo sonho, desejamos igualmente o engrandecimento do Judiciário e o progresso da nação”, falou. 
 
No momento da solenidade, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, discursou sobre o desempenho do então presidente João Ricardo e, destacou a capacidade de articulação e trabalho do novo presidente Jayme de Oliveira. “Testemunho o trabalho importante que João Ricardo fez ao longo de sua gestão. Jayme é o futuro, é uma grande promessa, é um gestor de mão cheia”, disse Lewandowski.

Presente ao evento, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes destacou que “o Brasil precisa de um Poder Judiciário forte. Tenham certeza de que no Ministério da Justiça vocês têm um aliado da magistratura. A magistratura forte significa a Justiça forte. Vamos superar essas crises”, disse Morais, que também acredita que o presidente Jayme avançará muito à frente da AMB. “Conheço o Jayme há mais de 25 anos, desde o tempo que era membro do Ministério Público. O Jayme já defendia a magistratura sempre com bom senso, com equilíbrio e firmeza”, completou.
 
O agora ex-presidente, João Ricardo Costa agradeceu aos colegas e exaltou a participação dos mais de 11 mil associados no processo eleitoral. “Tive a impressão que este último mês foi o mais intenso do que esses três anos que estive à frente da AMB, e que também foram intensos. Esse tempo denominados de ‘dezembro negro’ pelo ministro Noronha foi um grande desafio. Essa foi a menor abstenção de todos os tempos da AMB. A campanha foi disputada. E os processos sucessórios servem para isso. Agora que resolvemos quem vai comandar a entidade, somos todos AMB”.
 
Além de Lewandowski, as demais autoridades que compuseram a mesa foram o corregedor nacional do CNJ, João Otávio de Noronha; o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Paulo Dimas; o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJ-DFT), Mário Machado Vieira Netto; o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, e o desembargador do TJ-DFT, Roberval Casemiro Belinati, que presidiu a Comissão Eleitoral Geral da AMB.
 
Conheça um pouco da história do novo presidente: 
 
À frente da chapa 1 “AMB Forte, Independente e Representativa”, Jayme de Oliveira, 53 anos, foi eleito com 5.537 votos de um total de 11.182 apurados. Natural de Monte Aprazível (SP), é juiz da 13ª Vara da Fazenda Pública (SP) e presidente da Associação Paulista dos magistrados (Apamagis), na qual foi eleito para o biênio 2014-2016 e reeleito para o biênio 2016-2017.
 
O juiz foi fundador do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), entidade voltada ao estudo do direito interno e internacional, e presidente da mesma instituição, além de membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Na AMB, foi coordenador da Escola Nacional da Magistratura (ENM) no ano de 2012.

Assine nossa newsletter