Notícias

23 de Junho de 2008

Santo André realiza a nona edição do Curso de Grafotécnica Digital

Auditório do hotel Plaza Mayor no ABC paulista recebeu 100 pessoas para acompanhar mais uma edição do evento.

Neste sábado (21.06), a cidade de Santo André recebeu Oficiais, escreventes e auxiliares do Registro Civil de diferentes municípios para assistirem à nona edição do Curso de Grafotécnica Digital, promovido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP).

Ministrado pelo perito em documentoscopia Luiz Gabriel Costa Passos, o curso abordou questões importantes para o dia a dia do profissional do Registro Civil, tais como a verificação rápida de autenticidade de assinaturas e de documentos como RG e CNH.

Abrindo o encontro, a diretora regional de São Paulo, Gilce Galindo de Lima, oficiala do cartório de Registro Civil de Mauá, apresentou o currículo do palestrante e falou sobre a importância do curso para os Oficiais e funcionários de cartórios. "Temos a responsabilidade de verificar as falsificações mais grosseiras. Além disso, o aperfeiçoamento e a atualização constante são muito importantes para qualquer profissional", reforçou.

Na primeira parte do curso, as 100 pessoas que compareceram ao evento aprenderam técnicas básicas de verificação de assinaturas, como diferenças de formas, traçado e dinamismo da escrita. "A evolução da escrita mostra diferentes características no desenvolvimento das letras", lembrou Passos.

O professor ressaltou as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Falsificações grosseiras são detectadas pelo cartório por meio da análise das formas, traçado e dinamismo da letra. A falsificação de boa qualidade só o perito tem qualificação e obrigação de determinar. O perito tem que verificar o perfil gráfico da pessoa. Colhe de 20 a 30 assinaturas para dar um veredicto".

Ao transplantar o raciocínio pericial para a verificação rápida, o perito explicou os diferentes tipos de falsificação existentes e alertou que a verificação realizada no cartório deve ser rápida, mas não superficial. "Com o tempo, vocês vão se tornando mais hábeis e velozes", incentivou.

"Algumas análises, acabamos fazendo intuitivamente, no entanto, o curso nos dá mais segurança ao desempenharmos nosso trabalho", relatou o escrevente Rodigo Centurion Alves, do 18º cartório de Registro Civil do Ipiranga. É o que pensam os funcionários do Registro Civil de Capão Redondo, presentes ao encontro. "O curso acrescenta técnicas e posturas para desempenharmos nosso trabalho com mais segurança e argumento", afirma Tadeu Elias Dinis.

A opinião também é compartilhada pela Oficiala Substituta do cartório de Registro Civil de Mauá, Solange Galindo de Lima, que achou o curso ótimo e bastante interessante. "Muitas vezes aplicamos algumas técnicas sem imaginar o motivo. A partir do curso, aplicamos com mais conhecimento e malícia". O escrevente Gilberto Galindo de Lima complementa. "O palestrante prende atenção, é detalhista e enfatiza as principais questões do profissional".

A segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como RG e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos participantes. "Desconhecia as peculiaridades dos brasões", revela a Oficiala Laudicéa Vieira de Camargo Siqueira, do Cartório de Registro Civil de Suzano. "O professor é dinâmico e fácil de entender, demonstra bastante experiência. Nota 10 para ele!", reforçou o Oficial Substituto Dalton Camargo Sudatti.

Sudatti acredita que além de ser uma obrigatoriedade para a certificação digital, o curso também é uma forma reciclagem para o profissional. "No decorrer de nosso trabalho, nos deparamos com muitas situações, acabamos usando o bom-senso e a prática. E a partir de agora, teremos argumentos para, por exemplo, excluir as assinaturas mais grosseiras", completa.

Muitos escreventes e auxiliares estiveram presentes no curso, o que para os funcionários do cartório de Registro Civil do Jardim América demonstra o interesse das serventias no investimento de suas carreiras. "Os dois acabam lucrando com o aperfeiçoamento, tanto o cartório como o profissional", revela o auxiliar Jonas Galdino Belarmino. "O curso possibilita outra visão das análises, nos faz enxergar exatamente onde ocorre a falha. Temos mais parâmetros e técnicas para verificar a autenticidade", revela Fábio Barbosa de Santana.

Representando o cartório de Registro Civil de Cruzeiro, a escrevente Ondina Oertel Spinelli adorou o curso. "Vamos prestar mais atenção em pequenos detalhes, terei mais segurança não só para desempenhar meu trabalho, mas também na minha vida pessoal".

A Oficiala Substituta do cartório de Registro Civil de Sapopemba, Márcia Nascimento Borges, já participou de outros cursos, mas encontrou neste um diferencial. "O curso é muito detalhado. Se todos os Oficiais pudessem enviar seus funcionários, todos teriam mais segurança e estariam mais preparados para evitarem possíveis fraudes."

Tânia de Lourdes Zago, Oficiala Substituta do cartório de Registro Civil de São Caetano achou o curso bastante construtivo. "Possibilita uma análise mais minuciosa de assinaturas e documentos. O curso é completo e bastante detalhista. O professor é excelente. Estou fascinada como ele consegue gravar o nome de todos os presentes."

Participaram do encontro os cartórios de Registro Civil de Aparecida; Cruzeiro; Diadema; Mauá; Santa Isabel; 1° subdistrito - Santo André, 1° de São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; 35° subdistrito - Barra Funda; Capão Redondo; 18° Ipiranga; Itaquera; 20° Jardim América, 31º Pirituba; São Mateus; Sapopemba; 21° Saúde; 39° Vila Madalena; Suzano; os cartórios de Registro Civil e Notas de Barueri - Jardim Silveira e de Mauá, além dos profissionais da Arpen-SP.

Assine nossa newsletter