Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

Campinas recebe a 14ª edição do curso de Grafotécnica Digital

Publicado em: 28/07/2008
Sessão de fotos relacionada: Campinas recebe a 14ª edição do curso de Grafotécnica

Participantes lotaram auditório do Hotel Nacional Inn para participar do curso ministrado pelo perito Luiz Gabriel Costa Passos

No último sábado (26.07), a cidade de Campinas recebeu Oficiais, escreventes e auxiliares do Registro Civil e Notas de vários municípios de São Paulo para assistirem à décima quarta edição do Curso de Grafotécnica Digital, promovido pela Arpen-SP, realizado no hotel Nacional Inn.

Com o objetivo de preparar a classe para se tornar apta a realizar o curso de formação de "Agentes de Registro", bem como capacitar, especializar e esclarecer escreventes e auxiliares sobre as principais características da identificação de documentos, os 100 inscritos no curso acompanharam a animada e descontraída palestra do professor e perito em documentoscopia Luiz Gabriel Costa Passos.

Iniciando a apresentação, o vice-presidente da Arpen-SP e Oficial do cartório de Registro Civil de Itu, José Claudio Murgillo, agradeceu e destacou a importância da presença dos participantes: "É extremamente relevante que vocês compareçam aos cursos que a Arpen-SP promove. Eles são de grande valia para nossa classe e não teriam sentido sem vocês aqui. Agradeço a presença de todos e do professor Passos, que dispensa apresentações".

Na primeira parte do curso os presentes aprenderam sobre verificação de assinaturas. O professor destacou o advento da informática que dificultou o trabalho de identificação de fraudes. "Hoje temos que ser muito mais atentos na verificação de autenticidade dos documentos. A informática possibilitou falsificações com maior qualidade". Dando continuidade a palestra abordou os métodos de avaliação de assinatura por meio dos hábitos gráficos e exame dos movimentos grafocinéticos.

Passos ressaltou as diferenças entre o trabalho de perito e as obrigações dos cartórios. "Quem dá o veredicto sobre a autenticidade de uma assinatura é o perito. No cartório, vocês precisam fazer a conferência para detectar falsificações mais grosseiras, através de técnicas como a análise da forma, traçado, alinhamentos gráficos, expansão lateral, espaçamentos gráficos e etc".

Outro ponto destacado na aula foi a importância dos cartões de assinatura dos cartórios terem opção de linhas pautadas e sem pautas. "Este detalhe é mais um diferencial na hora de avaliar uma assinatura. A maneira como a pessoa escreve com ou sem linha é uma importante característica".

Ao transplantar o raciocínio pericial para a verificação rápida, o perito explicou os diferentes tipos de falsificação existentes e alertou que a verificação realizada no cartório deve ser rápida, mas não superficial. "Com o tempo, vocês vão se tornando mais hábeis e velozes", afirmou.

"Eu trabalho em cartório há 11 anos e mesmo com essa experiência acredito que um curso como este transmite segurança para a prática do dia a dia. São muitos detalhes. Penso que o curso é importante tanto para quem está iniciando na profissão quanto para os mais antigos, pois recicla e aprofunda", disse Maria Anita Bueno de Moura, do RC de Bragança Paulista.

Para Thiago Henrique Leite do RC de Barão Geraldo a aula garante maior segurança na hora de conferir documentos e assinaturas. "O curso é muito bom. É a primeira vez que eu faço e gostei bastante. A didática do professor ajuda no aprendizado e o conhecimento passado será essencial na hora de fazer a avaliação de documentos e assinaturas".

A segunda parte do curso abordou técnicas de verificação de documentos, como cédulas de identidade e CNH, e ressaltou diferenças entre os papéis emitidos em cada estado brasileiro, novidade para muitos presentes. "Muita coisa abordada no curso eu desconhecia. O professor é dinâmico e fácil de entender, demonstra bastante experiência. Gostei muito e saio daqui levando novos e importantes conhecimentos", constatou Letícia Guimarães do RC de Socorro.

O Oficial Substituto do cartório de Sumaré, Felipe Castro, já participou de outros cursos, mas encontrou neste um diferencial. "Este curso é bem detalhado, completo. Nos ajuda adquirir técnicas para identificar falsários. O professor Passos é um perito!".

Exercícios práticos de verificação de autenticidade deram aos participantes a oportunidade de treinar a teoria aprendida e tirar dúvidas sobre o tema exposto. Fabio Tadeu Moi do RC de Analândia já participou de outro curso de grafotécnica, mas acredita que este desenvolveu o tema de maneira profunda e técnica. "O professor tem uma ótima didática. É a segunda vez que faço um curso deste tipo e achei este mais denso, com certeza vai me dar mais perícia para o trabalho e colaborar para a classe na prestação de um serviço mais seguro".

Participaram desta 14ª edição do curso de Grafotécnica Digital, os cartórios de Aguaí - Registro Civil e Notas, Analândia - Registro Civil e Notas, Bragança Paulista, Caconde, Campinas - 1º Registro Civil, Campinas - 3º Registro Civil, Campinas " Barão Geraldo, Carapicuíba, Casa Branca, Conchas, Engenheiro Coelho - Registro Civil e Notas, Holambra - Registro Civil e Notas, Hortolândia - Registro Civil e Notas, Indaiatuba - 1º Notas e Protesto, Indaiatuba - Registro Civil, Itapira, Itupeva - Registro Civil e Anexo, Jaguariúna - Registro Civil, Notas e Protesto, Limeira, Mairinque - Registro Civil e Notas, Mogi Guaçu, Piracicaba - 3º Notas, São Paulo - Capela do Socorro - 32º Registro Civil, Socorro, Sumaré e Vinhedo.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Deixe seu comentário
 
 
463098

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 130.839.096
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Campanha do Agasalho - Cartório de General Salgado divulga resultado da Campanha do Agasalho 2008

LEIA MAIS