Boletim Classificador

Acesse

Boletim Eletrônico

Cadastre-se
Busca

ITI - O setor de certificação ICP-Brasil deve caminhar junto para o futuro digital

Publicado em: 01/10/2019
O encerramento do CERTFORUM 2019 reuniu os representantes das associações do setor de certificação digital para uma defesa do modelo de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e seu desenvolvimento para se consolidar como padrão das políticas nacionais.

“São 18 anos de maturidade e desenvolvimento. Estamos cada vez mais antenados ao governo digital. As transformações demoram um pouquinho no nosso país, mas elas chegam e chegam em bom tempo”, declarou o Presidente da Associação Nacional de Certificação Digital - ANCD, Egon Schaden, que reverenciou o CERTFORUM como o ambiente mais propício para a discussão sobre o futuro do setor.

Os próximos passos da certificação digital, segundo o presidente da Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital - ANCERT, Renan Souza, devem perpassar um sistema nacional de certificação digital saudável, ético e eficiente para o cidadão e para o governo.
A presença da segurança ICP-Brasil nas políticas desenvolvidas pelo Governo Federal demostra o reconhecimento da tecnologia para a segurança da digitalização e desburocratização do país. O destaque foi dado pelo presidente da Associação das Autoridades de Registro do Brasil - AARB, Edmar Araujo, que citou a Lei de Liberdade Econômica para a modernização e incentivo às atividades empresariais, reduzindo a burocracia.

Medida Provisória convertida em Lei em 20 de setembro, o normativo traz de forma exclusiva o uso da certificação digital ICP-Brasil para a digitalização e conservação documental, de comprovação de autoria e integridade de documentos em forma eletrônica.

Parceria

É senso comum entre os representantes das associações que o setor deve caminhar junto para o futuro digital do Brasil. A presidente-executiva da Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital - ATID, Francimara Viotti, defendeu o modelo colaborativo para “enfrentar aquilo que impede a massificação dos certificados digitais no modelo ICP”.

A defesa é corroborada pelo presidente-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital - Abrid, Célio Ribeiro. “Nossa função associativa é a de colaborar e subsidiar o governo com tecnologia, com apoio, com informação e com incentivo a melhores práticas e conceitos de segurança em tecnologia. Estamos juntos e queremos, sim, construir a várias mãos para um único objetivo: o sucesso do nosso projeto de certificação digital”, declarou.

 

Fonte: ITI
Deixe seu comentário
 
 
709218

Código de Conduta da Arpen-SP


  1. O site da Arpen-SP incentiva o debate responsável. Está aberta a todo tipo de opinião. Mas não aceita ofensas.
    Serão deletados comentários contendo:
    • - Insulto
    • - Difamação
    • - Manifestações de ódio e preconceito
  2. É um espaço para a troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua.
    Não serão tolerados:
    • - Ataques pessoais
    • - Ameaças
    • - Exposição da privacidade alheia
    • - Perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento
  3. Por questões de segurança, não serão aceitos comentários contendo comandos, tags ou hiperlinks.
    Se desejar indicar algum site, digite o endereço textualmente.
    Por exemplo: http://www.arpensp.org.br
  4. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado: informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos.
  5. O site defende discussões transparentes. Não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
  6. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
  7. Ao critério da administração do site, serão bloqueados participantes que não respeitarem este conjunto de regras.

Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo
Praça João Mendes, 52 - conj. 1102 - 11º andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01501-000
Fone: (55 11) 3293-1535 - Fax: (55 11) 3293-1539

Nº de Visitas: 138.145.506
Copyright © Assessoria de Comunicação da Arpen-SP

Arpen/SP divulga Tabela de Custas 2019 - ISS não integrante da base de cálculo 5% em áudio

LEIA MAIS